Trigonometria em quadrinhos como recurso didático - pedagógico

Leite, Maria Luiza Agra

Resumo

O ensino da Trigonometria enfrenta inúmeras dificuldades advindas de diversos fatores como a falta de contextualização de seus conteúdos nos materiais didáticos, que não associam esses conteúdos a seu processo de evolução, a falta de conhecimento prévio dos alunos, o excesso de fórmulas que não lhes apresentam significado algum, o privilégio de atividades com ações mecânicas, sem reapresentação significativa ao aluno, colaborando para as inúmeras dificuldades na aprendizagem desse ramo da matemática. Dessa forma, permanece a desmotivação ao aprendizado do aluno e a sensação de despreparo do professor diante dessas dificuldades. O presente trabalho aborda algumas das dificuldades que os professores de matemática enfrentam no processo de ensino e aprendizagem da Trigonometria, buscando, através das bases da Teoria da Aprendizagem Significativa, apresentar uma proposta de intervenção, que pode ser utilizada desde o 9◦ ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio, baseada na utilização de Histórias em Quadrinhos nas aulas de matemática. Dessa forma, nosso objetivo geral foi elaborar um material didático para o ensino da trigonometria a partir de histórias em quadrinhos, através do qual buscamos contribuir com professores de matemática, em suas aulas, e apontar caminhos que possibilitem aos alunos uma aprendizagem significativa da Trigonometria.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.