Etnomatemática e os saberes matemáticos presentes no campo: um estudo de caso na região de Alagoa Nova, interior da Paraíba

Faustino, Elielma Alves dos Santos

Resumo

Esta pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Matemática que investiga vestígios da evidência de métodos matemáticos utilizados empiricamente pelos(as) agricultores(as) nos sítios, Pau Darco, Urucu e Lasquinha no município de Alagoa Nova no brejo Paraibano. Pretendeu-se com este trabalho responder a seguinte pergunta: Como a cultura hereditária de geração em geração e a Matemática empírica contribuem na prática e manejos agrícolas usados pelos agricultores(as) através da história oral? O objetivo de forma geral é contribuir com o desenvolvimento dos estudos em Etnomatemática e Matemática no campo. Para alcançarmos esse objetivo buscou-se descrever as contribuições das atividades desenvolvidas por esses(as) camponeses(as) em seu cotidiano de forma empírica. Compreendendo como as mesmas são desenvolvidas por eles(as), relacionando-as com a Matemática e a Etnomatemática. Para isso, utilizou-se como principal referencial teórico os pressupostos de D’ Ambrosío (2016), onde se evidencia o valor da Matemática em práticas agrícolas aliadas a uma cultura social, relacionando-o com a natureza da Matemática herdada por diversas culturas no seu desenvolvimento. Ou seja, a Matemática e o conhecimento de uma cultura que se desenvolve e expande de acordo com as necessidades do homem. Para isso, a abordagem metodológica utilizada nesse estudo foi de caráter qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados a partir de entrevistas orais aplicadas às pessoas com experiência na área da agricultura registradas em gravação de áudio. Após a transcrição dos dados obtidos nessas gravações, com base na fundamentação teórica do trabalho à luz dos objetivos da investigação, evidenciou-se que a Etnomatemática e a Matemática Empírica estão relacionadas nas práticas dos(as) agricultores(as), influenciando em suas atividades. Ao final, ficou comprovado que as práticas agrícolas como cavar, separa covas, arar a terra e diversas outras atividades, com base em saberes Matemáticos com forte influência da Etnomatemática evidencia o significado no modo de como esse conhecimento é aplicado no cotidiano.

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