Do algébrico ao concreto, passando pelo digital: uma proposta de oficina para a construção de telhado utilizando a superfície duplamente regrada

Pequeno, Pedro Igor Evangelista

Resumo

O presente surge de uma instigação em propor uma oficina — intitulada “Construindo Telhados com Superfícies Duplamente Regradas”, que tem como objetivo a construção da maquete de um telhado composto por quatro módulos: cada módulo tem o formato de parte da superfície de um paraboloide hiperbólico, que é uma superfície duplamente regrada. Ou seja, por cada ponto da superfície passam duas retas totalmente contidas na superfície — para os alunos concluintes do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Médio, a fim de uma análise prática de como as propriedades das curvas cônicas podem ser importantes na construção de monumentos/casas/edifícios. Dessa maneira, dialoga-se, também, como o Laboratório de Ensino de Matemática é um espaço adequado para o desenvolvimento de práticas que podem proporcionar aos alunos –– em qualquer nível escolar –– uma forma de conseguir vislumbrar a matemática através de um prisma diferente daquele que, comumente, se é percebido dentro das escolas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.