Análise de engajamento de usuários em publicações sobre política eleitoral contendo discurso de ódio na rede social twitter

Carvalho, José Aurélio Epaminondas de

Resumo

As redes sociais foram criadas para que as pessoas ao redor do mundo pudessem se comunicar, divulgar ideias, eventos, suas vidas, etc. No entanto, existe um grande problema associado às redes sociais, que é o discurso de ódio. As redes sociais trouxeram uma grande capacidade de propagação de discursos de ódio que prejudicam a vida de muitas pessoas, principalmente grupos minoritários. No entanto, o discurso de ódio não é apenas sobre pessoas, assuntos extremamente importantes como a política eleitoral do país e as pessoas a ela associadas são atacados diariamente. Para evitar a propagação do discurso de ódio, as redes sociais contam com algoritmos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo para automatizar o processo de detecção e exclusão de postagens, mas esses algoritmos não são perfeitamente eficazes, permitindo que algumas postagens que contenham discurso de ódio permaneçam em seu meio. Nesse contexto, serão analisadas publicações com discurso de ódio no contexto de política eleitoral da rede social Twitter, por meio da construção de um software capaz de obter essas publicações, utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para detectar discurso de ódio, avaliar suas performances e as publicações que tenham o presença de discurso de ódio serão obtidas métricas de engajamento que serão o foco da análise das publicações e seus possíveis comportamentos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.