Percepções sobre o uso de jogos digitais por professores de matemática na educação básica.

Rodrigues, Hidalinne Chris do Carmo.

Resumo

Tendo em vista a crescente demanda do uso das tecnologias digitais e a inserção dos jovens no mundo dos jogos digitais, no presente trabalho investigamos a utilização desses jogos por professores de Matemática na Educação Básica. Utilizando uma metodologia de abordagem classificada como qualitativa e baseando-se nos pressupostos da análise de conteúdo, foi aplicado a professores de Matemática que atuam na Educação Básica, um questionário acerca da incorporação e utilização dos jogos digitais em sala de aula, as respostas obtidas foram interpretadas e organizadas em categorias e subcategorias. Foi possível notar que o uso das tecnologias em sala de aula de aula ainda é um ponto de escassez na formação inicial e continuada do professor de Matemática e, que em sua maioria, os participantes têm a percepção de que o jogo digital é uma oportunidade de motivar e chamar a atenção dos alunos para a disciplina, porém encontram dificuldades e limitações no caminho. Dos dez participantes que responderam o questionário, cinco declararam nunca ter utilizado jogos digitais em sala de aula. Evidenciamos que é forte a percepção dos professores, de que o jogo digital é uma oportunidade de motivar e chamar a atenção dos alunos para a disciplina e, consequentemente, para a aprendizagem, o que reforça a importância de pesquisas que subsidiem os professores, no desenvolvimento de estratégias de ensino que favoreçam o processo educacional.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.