Educação ambiental em tempos de covid-19: reflexões e perspectivas a partir de uma revisão de literatura.
Saraiva, Gabriela Leite Alves
Resumo
A presente pesquisa analisa a importância da Educação Ambiental no contexto do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, a partir de uma revisão de literatura com foco nos anos do período pandêmico. Buscou-se identificar as principais práticas e mudanças ocorridas nas atividades de Educação Ambiental e discutir sobre os desafios, soluções e adaptações enfrentados na implementação dessas atividades. A revisão de literatura é baseada em sete artigos selecionados nas principais bases de artigos científicos relevantes. A pesquisa revelou que a Educação Ambiental desempenhou um papel fundamental no contexto de isolamento social da pandemia de COVID-19. Durante a análise, discute-se sobre a relação entre sociedade-natureza, além de levantar os pontos positivos e negativos para o meio ambiente e para a Educação Ambiental decorrentes do período de isolamento e sobre as práticas de Educação Ambiental, que precisaram ser adaptadas para o ambiente remoto, com a utilização de ferramentas de comunicação e redes sociais, como o Google Meet, Youtube e Instagram. Dentre os desafios e limitações enfrentados estão a adaptação das atividades para o meio digital e a dificuldade no acesso democrático da internet. Nesse sentido, o artigo destaca a necessidade de investimento em políticas públicas que fortaleçam a Educação Ambiental, visando a formação crítica da sociedade e a construção de um futuro mais sustentável.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.