Comportamento financeiro dos alunos do ensino médio do município de Araruna-PB em relação as finanças pessoais

Silva, Edicarla Sousa

Resumo

A Educação financeira escolar introduz o estudante no universo financeiro, contribuído para que esse jovem aprenda a lidar com suas finanças pessoais e com questões de economia, sendo capaz de tomar decisões acertadas sobre o tema. O presente trabalho tem por objetivo analisar o comportamento financeiro do alunos de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Targino Pereira do município de Araruna-PB em relação as suas finanças pessoais, discutindo sobre as competências de conhecimento financeiro e habilidade de gerenciar finanças pessoais. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura que analisou documentos produzidos pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico, Estratégia Nacional de Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular dentre outros textos. Posteriormente adotou-se uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva com dados obtidos por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 93 alunos dos quais participaram 81. Os resultados obtidos mostraram afragilidade do trabalho com a Educação financeira dentro da escola, pela carência de projetos e atividades que contribuam para a aprendizagem do aluno sobre o tema.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.