Artigos religiosos: influências na decisão de compra dos clientes na livraria Nossa Senhora de Fátima da cidade de Passa e Fica – RN

Silva, Olívia Kaionára Damásio da

Resumo

Em meio às mudanças mercadológicas, vários segmentos religiosos estão surgindo no mercado, inovando e buscando cada vez alcançar novos públicos. Um deste segmento, que tem crescido e conquistado seu espaço é o comércio de artigos religiosos, impulsionado pelas redes católicas ou cristãs de televisão, pelas práticas religiosas que tem forte influência sobre o comportamento dos indivíduos. O presente estudo buscou identificar as razões que influenciam o comportamento dos consumidores de artigos religiosos católicos bem como o perfil do consumidor e os aspectos na decisão de compra. A pesquisa foi elaborada em uma livraria local através de entrevista semiestruturada com uma empreendedora do município de Passa e Fica RN, com método quali-quantitativo e um estudo de caso, realizado com os clientes da livraria através de um questionário on-line elaborado pelo Google forms, aplicados aos clientes por meio de um link enviado pelo aplicativo WhatsApp. A pesquisa gerou a seguinte conclusão: seguimento de produtos religiosos católicos embora ligado à religião move a economia como qualquer outro produto, pois as razões na decisão de compra seguem o padrão de consumo ligado a fatores psicológicos, socioculturais, situacionais e grau de envolvimento do consumidor.

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