Percepções dos colaborados de uma loja sobre marketing tradicional e marketing digital

Cabral, Thaís Barbosa

Resumo

O profissional de vendas precisa conhecer o universo do marketing, buscando estar atualizado e investir no seu próprio crescimento, para que possa se destacar em sua função e colher os frutos de prestar bons serviços. Com a pandemia, houve um aumento de compras pela internet, modificando o processo de vendas simples, que envolvia apenas a escolha e o pagamento em uma loja física. Assim, as empresas associaram aos vendedores a tarefa de assistente de compras virtual, em que o cliente entrava em contato via Whatsapp e era direcionado para algum colaborador que trataria de auxiliar no processo de compra. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho é investigar a percepção dos colaboradores de uma loja de calçados em Guarabira-PB sobre o uso e a importância do marketing tradicional e marketing digital em suas atividades laborais. Para tanto, utilizou-se uma metodologia exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento de pesquisa um formulário semiestruturado, com questões sobre o perfil dos entrevistados e questões acerca das suas percepções sobre os dois tipos de marketing, o tradicional e o digital, e como estes estão presentes em suas atividades laborais. A amostra foi de jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, com ensino médio completo, tempo de trabalho na empresa de cerca de 4 anos, com uma média salarial de um salário mínimo atualizado. Foi verificado que há um conhecimento e uma compreensão do marketing tradicional e marketing digital, destacando suas características e benefícios que se aproximam de um conhecimento que pode ser considerado correto. Os participantes se aproximaram de conceitos teóricos, a partir de suas experiências e conhecimentos sobre vendas.

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