Educação ambiental na perspectiva crítica e emancipatória

Felix, Havane Estefane de Almeida

Resumo

Este trabalho aborda a temática da Educação Ambiental. Tem por objetivo geral identificar os princípios teórico-metodológicos das práticas docentes em Educação Ambiental das escolas municipais do município de Princesa Isabel – Paraíba. Como objetivos específicos são elencados: conhecer como os professores trabalham a Educação Ambiental na escola de ensino fundamental; identificar as metodologias de ensino em Educação Ambiental que podem ser aplicadas a partir de uma visão crítica e emancipatória. Para consubstanciar a investigação, se usou os procedimentos da pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário e estudo de caso. Para analisar os dados, se discutiu a concepção de educação ambiental que fundamenta as políticas públicas no século XX. Analisaram-se as concepções, princípios e fundamentos da educação ambiental. Analisamos as concepções dos gestores, coordenação pedagógica e docente em relação às práticas direcionadas para a Educação Ambiental. Quanto aos resultados, constatamos que a Educação Ambiental é trabalhada em sala de aula a partir da conscientização dos estudantes, usando práticas metodológicas que envolvem projetos e atividades interdisciplinares.

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