O jogo “bolas matemáticas” como recurso didático na aprendizagem de matemática nos 6° e 7° anos do ensino fundamental II.
Costa, Isaac
Resumo
O trabalho fruto de uma pesquisa que se expõe a seguir, é o último da Licenciatura em Matemática e é desenvolvido em torno de jogos matemáticos e sua aplicação na sala de aula. Após a pandemia do COVID 19, estávamos novamente presencialmente no chão da sala, e tudo parecia voltar ao normal. Mas, durante as aulas de matemática nas turmas do 6º e 7º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clementino Procópio no município de Campina Grande na Paraíba, percebi a dificuldade de aprendizagem dos alunos com os conteúdos matemáticos de adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como a ausência de interação social entre os alunos. A aplicação do jogo Bolas Matemáticas como recurso didático para a aprendizagem de matemática, se deu em dez encontros. O trabalhar em equipe, suscitou uma participação em sala de forma dinâmica e coletiva, a qual a todo instante, procurava-se trazer a compreensão de conteúdos matemáticos expostos em sala. Essa dinâmica fez desse jogo uma ferramenta didática de aprendizagem ativa, de socialização e de avaliação, a qual construiu com o tempo, melhorias na aprendizagem matemática e na convivência social. Sendo assim, constatamos que a aplicação desse jogo foi uma dinâmica metodológica ativa dita "não tradicional", que de forma lúdica nos proporcionou um instrumento de aprendizagem e avaliação. Podemos inferir que, alcançamos êxito com esse trabalho, na medida em que nos foi revelado que através do uso do jogo Bolas Matemáticas, foi possível a melhora dos alunos no entendimento de conteúdos matemáticos e na interação social.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.