Uma análise da abordagem STEAM aplicada ao ensino de Geometria: Formas de enriquecer o conhecimento e a aprendizagem de modo interdisciplinar

Gama, Luciano Ferreira

Resumo

Este estudo explorou a interseção entre a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e o ensino de geometria no segundo ano do ensino médio, com o objetivo de enriquecer a compreensão dos conceitos geométricos. A pesquisa buscou contextualizar a importância da Geometria na educação básica, fundamentando a escolha da abordagem STEAM como estratégia pedagógica. A metodologia incluiu a aplicação prática da oficina de construção de pontes, integrada à abordagem STEAM. Durante a atividade, os alunos aplicaram conceitos geométricos na prática, promovendo uma aprendizagem concreta e contextualizada. A coleta de dados incluiu entrevistas para capturar as experiências dos alunos, pré e pós-testes para avaliar a compreensão dos conceitos e uma análise alinhada às competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados revelaram uma mudança significativa sobre a compreensão do que seria a abordagem STEAM, além da importante compreensão dos conceitos geométricos abordados durante a atividade. Os depoimentos dos alunos destacaram a preferência pela abordagem prática e a superação de expectativas na aplicação dos conceitos em projetos reais. Contribuindo para a formação integral dos alunos, a abordagem STEAM não apenas alinhou-se às competências específicas da BNCC para o ensino de Matemática, mas também estimulou o pensamento crítico, a resolução de problemas e o protagonismo dos estudantes em seu processo de aprendizagem. Essa abordagem inovadora, além de conectar os conteúdos de Geometria ao cotidiano, proporcionou uma educação mais significativa e relevante para as demandas contemporâneas.

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