Matemática, justiça e democracia: um vínculo utópico ou uma realidade a ser conquistada?

Viana, Gleysom Moizinho

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições para o processo de ensino aprendizagem de Matemática de um aporte teórico-metodológico baseado na perspectiva da justiça social e da democracia. A pergunta diretriz da pesquisa indagou sobre a possibilidade das aulas de Matemática, através de sua (res)significação, promoverem uma educação que transcenda as fronteiras tradicionais de ensino, engajando-se na formação cidadã. Para isso, se fez uma reflexão sobre temas relevantes nesse contexto, através de referenciais teóricos, explorando obras de educadores como Ole Skovsmose (2001), Paulo Freire (1996), Ubiratan D’Ambrósio (2012), Vasco Pedro Moretto (2014) e dentre outros, unindo a teoria à prática e iluminando os caminhos das práticas pedagógicas, de modo que seja possível fazer das utopias de cada um, uma realidade cada vez mais próxima de se concretizar. A análise ocorreu em sala de aula com uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública, cuja metodologia foi de cunho qualitativo, visando desenvolver uma possibilidade de abordagem em sala de aula que abarcasse a mudança de postura dos alunos e do professor referentes à ressignificação Matemática e das práticas de ensino da mesma. Os resultados obtidos a partir da aplicação do projeto ao longo de seis meses, mostraram uma experiência de sucesso, evidenciando que a (re) construção do ensino de Matemática pode efetivamente contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica nos educandos, estimulando a reflexão sobre questões sociais e políticas e lançando luz sobre a possibilidade de superar a dicotomia entre a Matemática e as questões sociais. A conclusão aponta para a necessidade contínua de explorar abordagens pedagógicas que transcendam os limites tradicionais do ensino de matemática, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais equitativa e participativa.

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