Características psicológicas de crianças participantes de aulas de extensão de jiu-jitsu e judô no IFPB
Cavalcante, Wagner Sousa
Resumo
A princípio, expõe-se que o presente artigo faz parte de um recorte de um projeto de pesquisa do Instituto Federal da Paraíba, desenvolvido no campus Campina Grande, o qual tem por intuito promover um programa de aulas de Jiu-Jitsu e Judô para crianças (de 06 a 12 anos). Assim, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar as condições psicossociais das crianças que participam do projeto de extensão com lutas. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com delineamento transversal e abordagem quantitativa dos dados. Foram mensuradas variáveis que indicam as competências psicossociais das crianças, por meio da aplicação, aos pais ou responsáveis, da Escala de Avaliação de Competências Psicológicas (OMSAT 3 – EACP), sendo a mesma adaptada para esta pesquisa. Os dados foram analisados de forma descritiva. São demonstrados, para cada variável, os valores percentuais (%) e absolutos. No que diz respeito às características do comportamento das crianças, foi observado que os pais têm dúvidas em relação à facilidade de relaxar das crianças, indicado por cerca de 70% deles. Cerca de 70,6% relatam que algumas vezes os filhos obedecem quando dão uma ordem e 52,9% afirmam que as crianças perdem a concentração facilmente. Os participantes desse estudo, foram caracterizados em relação algumas variáveis psicossociais, de forma a apresentarem boas condições quanto ao comportamento, disciplina e obediência.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.