As lutas como conteúdo da educação física escolar: Um estudo de revisão de literatura

Cândido, Walber Augusto Costa

Resumo

No atual cenário educacional, a introdução do conteúdo das Lutas na escola ainda é perpetuada por vários desafios a serem enfrentados no labor didático-pedagógico de docentes de Educação Física. Uma das dificuldades diz respeito a seleção e uniformização dos conteúdos a serem trabalhados, levando em consideração as peculiaridades culturais. Assim, esta pesquisa tem como objetivo revisar a literatura científica sobre a utilização das Lutas como conteúdo na Educação Física Escolar. Para isto, foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Google Acadêmico entre os meses de Janeiro a Março do ano de 2023. Para a busca foram utilizadas as combinações das seguintes palavras-chave: Educação Física Escolar e Lutas; Currículo e Lutas; Conteúdo escolar e Artes Marciais; Plano de ensino e Lutas. Para a elegibilidade dos trabalhos utilizou-se como critérios: obras que faziam menção a temática em questão; descritos em português; que tenham sido publicados nos últimos 10 anos e ter métodos explícitos e consistentes. A busca resultou num total de 2000 artigos, após a leitura do título restaram 58, lidos os resumos foram selecionados 22 para serem lidos por completo, destes, apenas 12 foram incluídos na revisão. Conforme os dados analisados é possível identificar algumas dificuldades para lecionar este conteúdo na escola, como, a falta de preparo por parte dos professores, a falta de espaços apropriados nas escolas e o senso comum de que o ensino das Lutas estimula a agressividade nos alunos. Dessa maneira, faz-se necessário a reformulação da disciplina de Lutas na formação acadêmica dos professores, de forma que estes se sintam mais preparados para ensinar e fundamentar sua importância como conteúdo escolar e diferenciá-las de práticas de violência

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