O panorama das aulas de educação física no município de Pocinhos – PB

Oliveira, George de Brito

Resumo

Este trabalho teve o escopo de analisar dados quantitativos e qualitativos sobre a visão dos professores da disciplina de Educação Física Escolar, em exercício, no município de Pocinhos/PB, observando se os relatos da realidade vivenciada em cada unidade escolar, muitas delas em conflitos com o que se entende sobre uma Educação de qualidade, com possibilidade de sucesso na transformação de vidas. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se da abordagem quantitativa e uma análise descritiva. Esta pesquisa realizou-se com a análise documental, com 08 professores. O instrumento para a coleta de informações foi através um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, dirigidas aos docentes de Educação Física. No primeiro momento, foi direcionado aos dados pessoais e profissionais, sendo identificado que a maioria dos professores são do gênero masculino, a metade dos professores tem idade entre 46 à 55 anos, habilitados em Licenciatura e Especialização cursandos em Instituição Pública. Na Avaliação da Percepção da Formação dos Professores de Educação Física (APFPEF), quase unanimemente concordaram que a formação inicial do domínio da Anatomofisiológico e da Biomecânica foram satisfatórios, como também, a preparação recebida no domínio das Ciências e Educação, além do curso corresponder ás suas expectativas. Com relação à Identidade Profissional dos Professores de Educação Física (IPPEF), foram analisados que a maioria deles afirmou que a colocação do mercado de trabalho não foi a razão que os fizeram optar pela docência, mas sim, o fato de gostar de esportes ou ter sido atletas, pesou na decisão de sua formação e ainda, motivando-os para a docência, apesar de perceberem uma desigualdade do professor de Educação Física em relação a outros professores. Assim, foi finalizando com a avaliação sobre a Satisfação Profissional dos Professores de Educação Física (SPPEF), de modo que os professores afirmam a satisfação com suas tarefas diárias enquanto docentes, além da boa relação que mantêm com os alunos, contribuindo assim para a sua docência, embora sintam que a valorização financeira não corresponda com a sua importância para a formação do cidadão, pois as baixas remunerações e incentivos para continuar atuando na área educacional, sobretudo o profissional de Educação Física, que é visto com inferioridades por muitos dos colegas de profissão das demais áreas de formação, ocorre degradação da sua imagem enquanto profissional. Apesar das controvérsias, a ação educativa na formação em educação física é prazerosa, haja vista a boa aceitação pela maioria dos alunos, o que vem a contribuir para o autorreconhecimento como ser humano capaz de superar as adversidades impostas durante o desenvolvimento sócio cognitivo no ambiente escolar.

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