Alcances e limitações da disciplina de laboratório de matemática do IFPB – Campina Grande na formação do docente
Barbosa, Edlaine Martins
Resumo
Este estudo visou avaliar o impacto da disciplina de Laboratório de Ensino da Matemática (LEM) na formação docente nos cursos de licenciatura no Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande. Além disso, buscou-se responder questionamentos sobre a importância geral da disciplina de laboratório para a formação do professor e investigar de que maneira ela contribuiu, ou não, para a capacitação dos profissionais formados pelo IFPB. Para conduzir a pesquisa, foram realizadas entrevistas estruturadas utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados, direcionado aos ex-alunos do curso de licenciatura em Matemática do IFPB. O objetivo da pesquisa consistiu em analisar as contribuições do LEM para a formação desses professores e identificar as dificuldades que encontraram ao aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula. A análise dos dados revelou que todos os professores entrevistados reconhecem a importância do Laboratório de Ensino da Matemática para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados indicam que a disciplina é considerada essencial na grade curricular do curso, pois prepara os futuros professores para lidar com os conteúdos matemáticos e para desenvolver materiais didáticos eficazes. O estudo também destacou a relevância do laboratório como um recurso didático que potencializa o ensino da Matemática. O uso do LEM foi visto como um diferencial na formação dos professores, oferecendo uma abordagem prática que complementa a teoria e facilita a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais de sala de aula.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.