A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS DE BOA VISTA E MONTEIRO: estudo comparativo
MELO, KARINE EMANUELE LEITE AIRES DE
Resumo
A Educação Ambiental é um conteúdo que deve ser trabalhado em sala de aula, pela sua importância e por se tratar de uma área que abrange diversos conteúdos diretamente ligados à vida humana, a sociedade em geral, a preservação e conservação da vida, e outras situações cotidianas. Por meio de pesquisas e políticas públicas, foi inserida no contexto escolar, e com isso, as escolas deveriam inserir conteúdos ambientais no currículo escolar, através de atividades pedagógicas diversas, ofertadas aos alunos. Diante do contexto, o objetivo deste estudo foi refletir sobre as formas que são abordadas a Educação Ambiental nas atividades pedagógicas em escolas da rede de ensino das cidades de Boa Vista e Monteiro, situadas no estado da Paraíba. A metodologia contou com um estudo comparativo dos documentos oficiais de escolas municipais, estaduais e particulares de Monteiro e Boa Vista, como o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Ação Pedagógica, também com uma enquete aplicada em duas turmas das escolas selecionadas, relacionada a Educação Ambiental. Por conclusão, foi observado que as redes de educação analisadas não possuíam conteúdos diretamente relacionados a Educação Ambiental no PPP, apenas constando no Plano de Ação Pedagógica, mas que necessitava de maior atenção sobre tais conteúdos, e assim estarem de acordo com as políticas educacionais vigentes no Brasil. A enquete mostrou, ainda, que existem alunos que não tem conhecimentos claros sobre conteúdos da Educação Ambiental, como a destinação correta do lixo e a definição de aterro sanitário, o que deve ser revisto no currículo escolar de algumas das escolas pesquisadas.
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