Mobilidade urbana no centro comercial de Guarabira-PB uma análise a partir dos atores do comécio local

Melo, Pedro Henrique de

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a mobilidade urbana do centro comercial da cidade de Guarabira-PB a partir da percepção dos atores locais do comércio, sendo esses atores os empresários/comerciantes, consumidores e trabalhadores do comércio local. Para o alcance do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativa e descritiva, sendo utilizado para coleta de dados um questionário estruturado com questões abertas, sendo consideradas as categorias de análise: deslocamento, acessibilidade, problemas de mobilidade urbana e o impacto na vida da população. Foram obtidas trinta e um respostas, sendo o questionário analisado pela análise de conteúdo e recursos do Software Atlas ti® (versão 9). Os resultados apontam que a mobilidade urbana é um fator determinante para o desenvolvimento do comércio local, influenciando diretamente a experiência dos consumidores, a rotina dos trabalhadores e a competitividade dos empresários. Dentre os principais problemas levantados, destacam-se a falta de vagas de estacionamento, o congestionamento nos horários de pico, a ausência de planejamento para pedestres e ciclistas, além da limitação do transporte público na cidade e falta de acessibilidade adequada, o que impacta a inclusão de idosos, pessoas com deficiência e outros grupos com mobilidade reduzida. O estudo sugere melhorias na organização do trânsito, ampliação de estacionamentos, investimento em transporte público e aprimoramento da acessibilidade, garantindo eficiência na mobilidade urbana e mais inclusão.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.