Entre o medo e a superação: a voz de licenciandos sobre o erro no processo de ensino e aprendizagem da matemática
Saores, José Érick Lima
Resumo
O presente estudo analisa as concepções dos alunos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Matemática do IFPB, Campus Campina Grande, sobre o erro no processo de ensino e aprendizagem. O principal objetivo é identificar e compreender como esses estudantes lidam com o erro em sala de aula e quais foram suas experiências em relação a essa temática. Para isso, foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativo com voluntários desses períodos, por meio de um questionário aplicado via Google Forms. Os resultados indicam que grande parte dos entrevistados tece alguma experiência negativa com o erro ao longo de sua vida acadêmica. No entanto, eles reconhecem o erro como uma oportunidade de recomeço. Dessa forma, percebe-se que o erro contribui para o desenvolvimento investigativo do discente, pois exige que ele compreenda em que momento do processo o ato aconteceu. Além disso, estimula o pensamento crítico, permitindo uma análise profunda de sua trajetória até o acontecimento do erro e a criatividade, ao proporcionar liberdade para explorar novas abordagens sem receio de punições ou julgamentos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.