A dialética das representações semióticas no ensino de frações.

Venceslau, Evelly Dâmaris Andrade

Resumo

O ensino de frações representa um dos grandes desafios da matemática escolar, pois exige que os alunos desenvolvam a habilidade de transitar entre diferentes registros de representação semiótica para compreender seu significado. Diante dessa problemática, este trabalho tem como objetivo estudar a dialética entre as diversas formas de representação de uma fração e sua importância para a aprendizagem. Para isso, fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), de Raymond Duval (2012), que enfatiza a necessidade de conversão entre registros numéricos, geométricos, algébricos, figural e verbal para uma compreensão mais ampla do conceito. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, analisa como essa transição entre registros contribui para a construção do conhecimento matemático e discute o papel da contextualização no ensino de frações para favorecer uma aprendizagem mais significativa. Os resultados apontam que a conversão entre diferentes representações semióticas, aliada a estratégias contextualizadas, pode minimizar as dificuldades históricas associadas ao ensino de frações, tornando o aprendizado mais acessível e dinâmico.

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