O número irracional na educação básica: num vazio de significado um “monstro” foi criado

Silva, Maria Beatriz de Azevedo

Resumo

O ensino de números irracionais na educação básica enfrenta desafios significativos, muitas vezes, limitando-se a abordagens formais e mecânicas, as quais dificultam a construção de significados para os alunos. O presente trabalho teve como objetivo investigar essas dificuldades e propor estratégias para tornar o ensino dos números irracionais mais acessível e significativo. Através de um aporte teórico-metodológico baseado na perspectiva da contextualização nas aulas de matemática, a pergunta diretriz da pesquisa indagou se é possível desenvolver um processo de ensino de números irracionais, na educação básica, que ultrapasse o vazio de significação que tem marcado o estudo desse tema? Para responder à questão, se fez uma reflexão sobre temas relevantes nesse contexto, através de referenciais teóricos, explorando obras de educadores como Broetto & Santos-Wagner (2017), Roque (2012) e dentre outros, os quais exploram conceitos fundamentais sobre os números irracionais e propõem estratégias pedagógicas que favoreçam a compreensão dos mesmos. A abordagem do objeto de estudo se deu por meio do enfoque qualitativo, através de investigações bibliográficas e documentais, visando oferecer alternativas para o ensino desse conteúdo. Os resultados obtidos a partir do projeto, mostraram uma experiência riquíssima, evidenciando que a contextualização histórica, o uso de múltiplas representações e a problematização em sala de aula podem, de fato, contribuir para uma compreensão mais profunda do tema. A conclusão oferece além de alternativas para o ensino dos números irracionais na educação básica, um reforço a importância da pesquisa na formação docente, contribuindo assim para reflexões sobre práticas pedagógicas e incentivo ao desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino de matemática.

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