Representatividade da mulher negra na publicidade brasileira de cosméticos atual: a percepção dos graduandos do curso de Gestão Comercial do IFPB
Silva, Vaniely da
Resumo
Este estudo discute a representatividade da mulher negra na atual publicidade brasileira de cosméticos, com foco na visão dos graduandos do Curso de Gestão Comercial do IFPB. O objetivo foi analisar a visão desses sobre a representatividade da mulher negra na publicidade brasileira de cosméticos. A pesquisa buscou verificar a importância atribuída à representatividade, identificar diferenças nas visões dos participantes com base em seu perfil étnico-racial e gênero, e analisar se a visão muda antes e depois de assistirem às propagandas. O estudo foi transversal, experimental e descritiva, com abordagem quantitativa. Foi utilizado um questionário contendo 5 questões sobre o perfil dos participantes e 4 escalas de concordância Likert de 7 pontos, envolvendo 111 participantes. Eles foram divididos em dois grupos para manter a proporção de gênero e etnia. Cada grupo respondeu ao questionário duas vezes: primeiro, com base em suas lembranças das propagandas, e segundo, após assistir a propagandas de mulheres negras e de outras etnias. Os resultados indicaram um aumento na presença da mulher negra nas propagandas e na diversidade racial. Contudo, ainda há falta de representações adequadas, com predominância de figuras públicas e padrões de beleza eurocêntricos. Brancos e pardos percebem uma evolução na representação, enquanto os negros têm uma visão mais crítica. As mulheres mostraram maior senso crítico e solidariedade em relação aos homens. Após ver as propagandas, a percepção sobre a representatividade da mulher negra na publicidade de cosméticos melhorou. Assim, a exibição das campanhas contribui para essa mudança na percepção dos graduandos.
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