Impacto dos grandes modelos de linguagem no ensino de computação: percepção dos estudantes sobre aprendizado e dependência
Leite, Jackson Platiny Soares
Resumo
Os Grandes Modelos de Linguagem (GML) estão cada vez mais presentes no ambiente educacional, sendo utilizados por alunos como ferramentas de apoio ao aprendizado. Este estudo investiga a percepção dos estudantes sobre o impacto dessas tecnologias no ensino de computação, analisando benefícios, desafios e possíveis implicações no desenvolvimento acadêmico. Para isso, foi conduzida uma pesquisa quantitativa e qualitativa com 69 participantes, por meio de um questionário estruturado. Os resultados indicam que a maioria dos alunos percebe os GML como facilitadores do aprendizado, destacando a agilidade na busca por informações e a personalização do ensino como vantagens. No entanto, preocupações foram levantadas sobre a confiabilidade das respostas, a dependência excessiva e o impacto na autonomia dos estudantes. Diante desses achados, este estudo reforça a necessidade de diretrizes que incentivem o uso equilibrado dos GML, garantindo que sua aplicação otimize o aprendizado sem comprometer o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.