Análise dos efeitos dos apelos da propaganda entre jovens e adultos

Santos, Évenin Wesley Fontes dos

Resumo

A propaganda é o ponto-chave do produto, e é a principal forma de convencer e instigar os consumidores por meio de recursos persuasivos. Utiliza-se então apelos publicitários na propaganda, estes que são divididos em Racionais e Emocionais, de acordo com o objetivo da propaganda. O presente estudo objetivou analisar os apelos de diferentes propagandas entre jovens e adultos, por meio de uma abordagem quantitativa, realizada com corpo discente do Instituto Federal da Paraíba – Campus Guarabira. Para isso foi realizado um experimento dividido em três fases: Posição inicial, apresentação de propagandas (racional e emocional), e avaliação das propagandas. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2018. Os dados obtidos foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstraram a superioridade de apelos racionais entre os dois grupos, porém destacando para valorização da marca pelo lado emocional. Indicou ainda que não houve diferença entre os grupos com relação à opinião frente às propagandas.

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