Um estudo sobre as equipes de trabalho no Instituto Federal da Paraíba

Oliveira, Taynah Ferreira de

Resumo

Em geral, os Institutos Federais, ao longo dos anos, estão com notáveis mudanças na forma de delegar funções e responsabilidades dentro da organização. Por se tratarem de organizações dinâmicas e heterogêneas, que investem em tecnologia e conhecimento humano, os IF’s abrangem áreas como educação, ciência e tecnologia que contam com equipes de trabalho que mostram que por ser uma instituição clássica, possui equipes jovens que trabalham de forma dinâmica e com visão, para alcançarem diariamente suas metas, de forma que atinjam as expectativas dos alunos e dos superiores. Assim, a presente pesquisa procura analisar o funcionamento das equipes de trabalho do Instituto Federal da Paraíba quanto as interdependências de tarefas e resultados. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem exploratória descritiva, possuindo uma finalidade quantitativa. O universo da pesquisa aborda todos os campi do Instituto Federal da Paraíba, utilizando um questionário elaborado por meio da plataforma de pesquisa SurveyMonkey. A coleta de dados ocorreu no período de junho a julho de 2016, após a aplicação de um pré-teste em 2015. Foi obtido um total de 325 respostas. Apresentou-se um resultado neutro na Escala de Interdependência de Tarefas (3), demonstrando que os docentes e técnicos administrativos do IF não são impactados positiva nem negativamente pela ajuda dos colegas para a execução de sua própria tarefa. Em contrapartida, obteve-se um resultado positivo na Escala de Interdependência de Resultados (1,87), mostrando que os indivíduos do IFPB conseguem lidar positivamente com a dependência do atingimento de metas dos colegas de trabalho.

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