Anglicismos em estabelecimentos comerciais e na publicidade impressa de Guarabira -PB - recorrências e significados
Santos, Janielson Rodrigues dos
Resumo
A influência da língua inglesa e cultura americana em outros países é inegável. No Brasil, os anglicismos estão por toda a parte. Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa sobre a recorrência e significados de anglicismos na cidade de Guarabira – PB. Apoia-se nos conceitos de estrangeirismos (GARCEZ & ZILLES, 2001), gêneros textuais (KOCH, 2007) e publicidade (MUNIZ, 2004) para análise interpretativa dos dados. O objetivo geral da pesquisa foi evidenciar os anglicismos mais recorrentes, compreender seus significados contextuais e relacioná-los ao propósito comunicativo característico de um gênero textual publicitário. A pesquisa foi de cunho quantitativo e qualitativo, com fins descritivos. Os dados da pesquisa pertencem a um trabalho anterior e são revisitados com outro propósito, onde o corpus analisado é composto de quatro anglicismos mais recorrentes entre os listados. Os resultados indicam que determinados anglicismos pertencem a um contexto social mais popular e são voltados para públicos variados, enquanto outros pertencem a um mesmo segmento comercial e são voltados para um mesmo público.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.