Planejamento estratégico situacional como instrumento para mitigação da evasão escolar no Colégio Agrícola Vidal De Negreiros

Barbosa, Alex da Silva

Resumo

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) trata-se de uma metodologia de planejamento estratégico governamental o qual pauta-se a partir da delimitação de situações às quais são importantes para subsidiar ações no contexto gerencial. No contexto escolar, pode ser uma ferramenta efetiva para o enfrentamento de situações como a evasão escolar, por exemplo. O objetivo do trabalho foi analisar as causas da evasão dos estudantes dos cursos técnicos do CAVN e propor ações para a gestão escolar para mitigação desse desafio à luz do PES. Para realização do estudo foram analisados formulários preenchidos pelos estudantes da escola no ano letivo de 2013 – 2014. Os estudantes apontaram que a condição financeira, dificuldades de ambientação, distância da família, as práticas pedagógicas que estão sendo aplicadas na escola e a elevada carga horária dos cursos, são os motivos que os impulsionam a deixarem a escola. Neste sentido, a proposta do PES deverá ser alinhada na delimitação de ações mitigadoras para as causas de evasão aqui apresentadas e espera-se que essa proposta reduza a taxa de evasão na escola a níveis aceitáveis no âmbito da educação profissional e tecnológica.

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