Ciclo de Políticas para a informatização e inclusão digital da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Humberto Lucena de Pirpirituba-PB

Júnior, Ronaldo do Nascimento Monteiro
Cavalcanti, Maria da Conceição Monteiro

Resumo

Este artigo propõe elaboração de um projeto de informatização e inclusão digital da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Humberto Lucena, localizada no município de Pirpirituba-PB. O trabalho se apresenta numa abordagem de pesquisa descritiva e exploratória com utilização de instrumento de coleta de dados através de análise bibliográfica e documental, além da aplicação de questionários aplicados a 15 docentes e 15 discentes. Métodos estes compatíveis com o tratamento dos dados de forma qualiquantitativa. A análise teve como norteamento o método do “Ciclo de Políticas” que permitirá aos gestores que avaliem e reflitam sobre as necessidades, aperfeiçoamentos, melhorias e controle para uma implementação eficaz na criação de um laboratório de informática na unidade escolar. Como resultados, afim de adequar as novas realidades educacionais e contemporâneas foi indicado um espaço no âmbito institucional que permitirá o desenvolvimento de toda comunidade estudantil na inclusão digital, envolvendo professores e alunos, de modo a permitir uma estrutura necessária, com suporte técnico e de profissionais da informática, capacitações e formações contínuas, aulas de informática, acesso a conexão via internet. Pelo exposto conclui-se que estas medidas permitirão as mudanças na vivência das práticas pedagógicas em todos os campos disciplinares necessários a inclusão proposta.

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