Motivação no serviço Público: Uma análise em uma Unidade Básica de Saúde – UBS com base na teoria das necessidades adquiridas de McClelland
Morais, Juliermeson Oliveira
Resumo
A motivação para o trabalho tem sido um grande desafio para os gestores do setor público e privado, pois a sua ausência impacta diretamente nos seus resultados. Observa-se uma crescente pressão da sociedade por um serviço público de qualidade, exigindo práticas modernas de gestão de pessoas, para que os servidores públicos possam manter-se preparados e motivados para o desempenho com excelência das suas funções. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a motivação para o trabalho dos servidores efetivos municipais de uma UBS da cidade de Patos-PB, utilizando a metodologia da Teoria das Necessidades Adquiridas de David McClelland. Para isso, foi elaborado uma pesquisa de caráter quantitativo, descritivo, bibliográfico e de campo. Para esse estudo participou uma amostra de 22 servidores lotados na UBS de um universo de 27 servidores. Os dados foram coletados através de aplicação de um questionário sendo a primeira parte com questões relacionadas ao perfil sócio demográfico dos entrevistados e a segunda com questões adaptadas da Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland. O resultado da pesquisa apontou que a população investigada na pesquisa tem pouca motivação com o trabalho desenvolvido na UBS.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.