Hortas escolares como estratégia de educação ambiental e alimentar para estudantes da educação infantil

Matias, Rayane Santos de Lucena

Resumo

A escola desempenha um papel importante na construção de conhecimentos, assim como de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis que são adquiridos desde a primeira infância, através da educação infantil. A implantação de hortas escolares surge como uma iniciativa transdisciplinar e pedagógica usada como instrumento capaz de potencializar o aprendizado nas crianças. Com isso o presente trabalho teve como objetivo implantar uma horta na Escola Municipal de Ensino Infantil Rufina Maria da Conceição, para dinamização dos conteúdos do currículo escolar, além de avaliar a percepção da equipe escolar e dos alunos perante sua implantação, e seu desempenho enquanto estratégia de educação ambiental e alimentar. Trata-se de um estudo descritivo, longitudinal realizado com 30 indivíduos que compõem a equipe escolar e 113 crianças matriculadas nas turmas de pré I e II. A horta foi implantada através do esforço coletivo, dentre os principais resultados destaca-se que as professoras evidenciam a importância da horta para o desenvolvimento de algumas habilidades, dentre elas aspectos relacionados à alimentação saudável e consciência ambiental, sendo possível associar a horta com alguns conteúdos relacionados ao currículo escolar. Os alunos por sua vez demonstraram envolvimento com as atividades relacionadas à horta, desempenhando as atividades com entusiasmo e compromisso e possibilitando sua aproximação da cultura local, destacando-se o plantio como atividade preferida. A implantação de hortas escolares podem possibilitar o desenvolvimento intelecto-pedagógico, associação e assimilação de conteúdos presentes no currículo escolar, além de desenvolverem responsabilidade social, consciência ambiental, estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis e cooperativismo.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.