Perfil de estudantes do ensino médio da escola estadual Jose Luiz Neto e sua transição para o ensino superior

Santos, Ana Paula Martins

Resumo

O ensino médio é a fase final do estudo dos jovens e também um momento de grande importância para escolha de profissões, como também, continuação de estudos em instituições de ensino superior através do ingresso em cursos superiores. Entretanto, grande parte dos jovens possui dificuldades para escolha nesta fase, seja por falta de conhecimento sobre cursos de graduação ou por falta de interesse. O interesse pode ser estimulado e a informação pode ser repassada. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar o conhecimento dos estudantes do ensino médio sobre o tema ensino superior e traçar um perfil dos estudantes. Para realizar o estudo, foi utilizado como instrumento metodológico para coleta de dados um questionário aberto, composto por 11 (onze) questões aplicadas nas turmas C e D do 3º ano do turno tarde no ensino médio da escola estadual José Luiz Neto em Barra de Santa Rosa - PB. A análise dos dados foi realizada de forma quali quantitativa, levando em consideração os objetivos almejados, atendendo as perspectivas das concepções da juventude em formação envolvidas no processo de continuação acadêmica. Foi possível observar os estudantes enfrentam algumas dificuldades tanto física de deslocamento ao acesso a escola, como financeira entre outras, mas mesmo assim desejam superar essas dificuldades e buscam o ingresso no ensino superior em diversas áreas de conhecimento, visam o acesso e a continuidade da vida acadêmica, começando com realização do exame nacional do ensino médio-ENEM.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.