Acessibilidade e Inclusão: o caso de uma Instituição de Ensino Superior no Semiárido Potiguar

Dantas, Wendell Brito

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a adequação do ambiente universitário às normas de acessibilidade. Buscando, especificamente, identificar as reais condições de acessibilidade nos diversos espaços e edificações da UFERSA Campus de Pau dos Ferros. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário disponibilizado por e-mail e por contato pessoal. A pesquisa alcançou uma amostra de 226 pessoas, o que representa 17,34% da comunidade acadêmica. Os resultados foram apresentados de forma descritiva, conforme abordagem quantitativa, utilizando dados estatísticos, tais como, frequência, média, mediana e desvio padrão. Como resultado podemos constatar que embora a Instituição pesquisada tenha sido projetada segundo design universal, esta não atende satisfatoriamente as normas de acessibilidade em relação a alguns espaços e edificações, conforme a opinião dos participantes na pesquisa. Os ambientes que receberam melhor avaliação foram os banheiros (3,88) e a Biblioteca (3,75). Entretanto, estas médias demonstram a necessidade de continuar os esforços no sentido de atender as normas de acessibilidade e permitir a inclusão e acesso de pessoas com deficiência no ambiente universitário.

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