- Sub-communities within this community
- Campus Campina Grande : [33]
- Campus João Pessoa : [243]
Recent Submissions
-
Arquitetura para orquestração de ambientes virtualizados em laboratórios de informática
A gestão eficiente de laboratórios de informática representa um desafio constante em instituições públicas de ensino e pesquisa, onde a configuração dos equipamentos é frequentemente realizada de forma manual, consumindo tempo e recursos e estando sujeita a erros que impactam negativamente a usab...
Ver mais -
Entre paredes e aprendentes: o espaço físico educacional como ferramenta de apoio ao ensino na perspectiva de uma Educação Profissional e Tecnológica integrada
Os espaços físicos educacionais são um reflexo da cultura e da história de um povo, e sua organização espacial exerce grande influência nos processos pedagógicos. Portanto, é importante considerar a relação entre o currículo e a arquitetura, visto que os espaços pedagógicos comunicam as escolhas ...
Ver mais -
Desenvolvimento de filtros DGS - matrioska compactos utilizando ressonador dielétrico
Nesta pesquisa é proposta a miniaturização de um filtro baseado em uma estrutura com defeito no plano terra, DGS (defected ground structure), baseada na geometria matrioska, utilizando um ressonador dielétrico, DR (dielectric resonator). São apresentadas as equações iniciais de projeto e discutid...
Ver mais -
O ensino sobre a História do movimento operário na educação profissional de nível médio: comparação entre os parâmetros curriculares de um curso do Instituto Federal da Paraíba e de uma escola técnica estadual da Paraíba
Esta pesquisa aborda a presença da História do Movimento Operário no currículo do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica, destacando sua relevância para a formação social e histórica dos estudantes. O problema de pesquisa consiste em analisar como esse tema é trabalhado nos ...
Ver mais -
Emancipar e protagonizar: a implantação do componente curricular “protagonismo juvenil: da heteronomia à autonomia” nas escolas cidadãs integrais técnicas da rede estadual da Paraíba – PB
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os resultados da implantação do componente curricular "Protagonismo Juvenil: Da heteronomia à autonomia", com ênfase na concepção docente, no desenvolvimento do protagonismo dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas...
Ver mais