- Sub-communities within this community
- Teses e Dissertações defendidas no IFPB : [269]
- Teses e Dissertações não defendidas na IFPB : [8]
Recent Submissions
-
Entre o bem dito e o fruto: em busca da educação politécnica e omnilateral no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio do IFPB, campus Cajazeiras
Este estudo investiga a materialização dos conceitos de educação politécnica e formação omnilateral no Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federalde Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras. A pesquisa insere-se no contexto das discussões...
Ver mais -
Matemática x dificuldades: utilização de aprendizagem baseada em problema (PBL) no curso técnico em contabilidade integrado ao ensino médio
A matemática básica desempenha um papel fundamental na formação educacional, servindo como alicerce para o desenvolvimento de competências essenciais em diversas áreas do conhecimento. No contexto da educação digital, a aprendizagem desses conceitos pode ser significativamente potencializada por ...
Ver mais -
Detecção de constituinte prejudicial Sigma em um aço inoxidável duplex do tipo SAF 2205 pela aplicação da decomposição empírica de modos
As principais aplicações dos Aços Inoxidáveis Duplex (AID) ocorrem na área industrial, devido suas boas propriedades mecânicas, sendo utilizados principalmente no setor de óleo e gás, especialmente na extração de petróleo, sendo utilizados em plataformas semi submersíveis em águas profundas. A...
Ver mais -
Percepções entre formação docente em química e as bases da educação profissional e tecnológica : análise a partir das Práticas de Ensino
Os Institutos Federais (IFs) foram concebidos como instituições dedicadas à formação técnica e tecnológica, tendo, entre seus objetivos, a oferta, em nível de educação superior, de cursos de licenciatura destinados à formação de professores para a educação básica e profissional. Nesse contexto, e...
Ver mais -
Destravando o ENEM: uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como ambiente acolhedor para promoção e prevenção da ansiedade
O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Os adolescentes que estã...
Ver mais