- Sub-communities within this community
- Teses e Dissertações defendidas no IFPB : [318]
- Teses e Dissertações não defendidas na IFPB : [11]
Recent Submissions
-
Práticas empreendedoras no Quilombo Ipiranga e suas contribuições para a formação humana omnilateral no ensino médio integrado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
Esta dissertação analisa como as práticas de empreendedorismo social desenvolvidas na Comunidade Quilombola do Ipiranga contribuem para a formação humana omnilateral de discentes do terceiro ano do Curso Técnico em Contabilidade do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. A pesqui...
Ver mais -
Ações afirmativas versus ingresso no Instituto Federal da Paraíba: vencendo barreiras com um click
A presente dissertação tem como tema o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto das ações afirmativas, especialmente o sistema de cotas. A problemática central concentrou-se nas dificuldades de efetivação do ingresso de candidatos cotistas nos cursos técnicos integrados ao e...
Ver mais -
Clube de protagonismo juvenil no ensino médio integrado: um horizonte para formação integral?
Esta dissertação investiga como os Clubes de Protagonismo Juvenil, associados ao Ensino Médio Integrado (EMI), contribuem para a formação integral dos estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) de Bayeux–PB. Trata-se de um estudo de caso, de natureza predominantemente exploratória, culmi...
Ver mais -
Do invisível ao essencial: a física moderna das radiações no ensino médio integrado
A pesquisa teve como objetivo desenvolver, aplicar e avaliar um produto educacional — o e-book “Do Micro-ondas ao Raio X: Radiações e suas aplicações cotidianas na Física Moderna” — voltado ao ensino de Física Moderna no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A proposta partiu ...
Ver mais -
Legislação educacional, currículo e a educação para as relações étnico-raciais na educação profissional de nível básico: o contexto de um Curso Técnico Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Macau
Esta dissertação teve como objetivo analisar as interfaces entre a legislação educacional específica – acerca das questões étnico-raciais – e a matriz curricular do Curso Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros, do IFRN – Campus Macau, bem como os Planos de Disciplinas relativos aos componentes ...
Ver mais