Melhor prevenir do que consertar: manutenção predial preventiva

Morais, Antonio Cleide de

Resumo

As edificações passam por quatro fases: planejamento, construção, utilização e fim da vida útil. No entanto, o paradigma tradicional da construção civil concentra-se principalmente na fase que vai desde a construção até a entrega do imóvel aos usuários, com pouca atenção dedicada à fase de utilização do imóvel, onde se insere a manutenção. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo evidenciar a importância da Manutenção Predial Preventiva (MPP) como parte integrante no aprendizado dos discentes do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) de Edificações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)-Campus João Pessoa. Além disso, a pesquisa proporcionou o desenvolvimento de um e-book como produto educacional, abordando o uso da MPP. Foi realizada uma pesquisa de campo tendo por universo o curso técnico de edificações integrado ao médio e, utilizando uma amostragem não probabilística, foram selecionados 25 estudantes concluintes do curso, matriculados na disciplina de Tecnologia das Construções 2, como amostra de estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, com uma abordagem mista que integrou métodos quantitativos e qualitativos de análise. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos alunos desconhecia sua habilitação para atuar na MPP. A visita técnica despertou interesse pelo tema, facilitou a conexão entre teoria e prática e promoveu a conscientização sobre a importância da MPP para a conservação e segurança das edificações. Destaca-se ainda que 80% dos participantes demonstraram intenção em aplicar a MPP em seus futuros ambientes de trabalho. Contudo, o baixo número de alunos que se sentem totalmente preparados para atuar na área aponta para a necessidade de um maior aprofundamento do tema na formação dos discentes.

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