A utilização do espaço didático dos laboratórios na educação profissional e tecnológica

Lima, Raquel Oliveira de

Resumo

Um dos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a utilização de estratégias educacionais que garantam a indissociabilidade entre a teoria e a prática profissional em todo o processo de ensino e aprendizagem. A interação dinâmica entre teoria e prática contribui para uma aprendizagem ativa e a compressão de significados, sendo desenvolvida com relevância nos laboratórios. A utilização de laboratório no ensino profissional é um espaço dedicado à prática de forma técnica, à experimentação, à consolidação dos conhecimentos prévios, à obtenção de novos conhecimentos e ao despertar para o saber científico, que pode culminar em uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Nesse contexto, esta pesquisa aplicada, de cunho exploratório e descritivo, investigou como professores, alunos e técnicos compreendem a utilização dos laboratórios enquanto espaço didático-pedagógico em meio à construção do conhecimento na educação profissional e tecnológica. O estudo foi realizado em cinco laboratórios da Unidade Acadêmica 1 (Microbiologia, Físico-Química, Central Analítica, Tecnologia em Química Ambiental e Análises de Água), vinculados aos cursos Técnico Integrado ao Médio em Controle Ambiental e Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPB - Campus João Pessoa. Os resultados permitiram compreender a utilização do laboratório enquanto espaço formador de conhecimento, essencial à EPT, mas também evidenciaram desafios concretos ligados à disponibilidade de materiais, à manutenção e à acessibilidade. Além disso, a investigação amplia o olhar sobre os espaços de ensino para além da sala de aula tradicional, destacando o potencial de articulação entre ambientes físicos e virtuais na formação profissional. Como Produto Educacional, foi desenvolvido um laboratório virtual de microbiologia, o LabMicro, que se configura como alternativa didático-digital para as práticas presenciais, favorecendo a preparação pré-laboratório, a revisão de conteúdos, o treino de procedimentos, ao mesmo tempo em que democratiza o acesso ao conhecimento técnico e adota recursos de inclusão. Os questionários de avaliação aplicados com estudantes e servidores indicaram boa aceitação do LabMicro, destacando sua contribuição para a compreensão dos procedimentos de análise microbiológica, para a articulação entre teoria e prática e para a ampliação do acesso a recursos digitais acessíveis na EPT.

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