Integrando saberes: o planejamento coletivo na organização curricular da educação profissional técnica de nível médio

Teixeira, Kátia Rejane da Silva

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a aplicação do planejamento coletivo como metodologia de organização curricular integrada na educação profissional técnica de nível médio, tomando como campo de investigação a Escola Cidadã Integral Técnica Francisco de Sá Cavalcante, localizada no município de Paulista, sertão da Paraíba. Configurou-se como uma investigação qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e desenvolvida por meio de pesquisa de campo com coleta de dados a partir de grupo focal com a participação de oito professores e a coordenadora pedagógica. Em etapa subsequente, foi realizada a aplicação piloto do planejamento coletivo como metodologia de organização curricular na Escola. O percurso metodológico envolveu a elaboração e aplicação de fichas de planejamento em três fases: 1. identificação das inter-relações entre disciplinas; 2. definição de grupos interdisciplinares; e 3. criação de atividades conjuntas. Esse processo resultou em experiências interdisciplinares vivenciadas por docentes e turmas do ensino profissional técnico de nível médio da Escola Francisco de Sá Cavalcante. Desta experiência, resultou a construção do Guia Metodológico de Planejamento Coletivo, concebido como material prático e replicável. Os resultados desta pesquisa demonstraram que o planejamento coletivo, enquanto um espaço de encontro, trocas e colaboração entre docentes, pode se configurar como um momento de criação e diálogo, favorecendo práticas interdisciplinares que despertam maior interesse dos alunos, aproximam teoria e prática e fortalecem a aprendizagem. Ao mesmo tempo, a pesquisa revelou desafios que ainda persistem, como a dificuldade de reunir todos os docentes, a carência de exemplos práticos de referência e os entraves estruturais que reforçam a fragmentação curricular. Não obstante, concluiu-se que a experiência investigada nesta pesquisa oferece um caminho possível para fortalecer a interdisciplinaridade na educação profissional técnica de nível médio, valorizando o planejamento coletivo como prática formativa e transformadora. Mais do que uma proposta metodológica, o planejamento coletivo reafirma que o currículo integrado só se concretiza no diálogo, na cooperação e no reconhecimento de que ensinar e aprender são processos compartilhados.

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