Comprometimento e satisfação no trabalho : análise em uma organização aeroportuária

Silva, Higo Braga da

Resumo

O objetivo deste trabalho é mensurar o comprometimento organizacional e o nível de satisfação no trabalho dos funcionários de uma organização aeroportuária na região metropolitana de João Pessoa, no Estado da Paraíba, tomando como base o modelo multidimensional do comprometimento descrito por Meyer & Allen (1990, 1991 e 1993), o qual analisa três fatores do comprometimento organizacional, quais sejam: o afetivo, o normativo e o instrumental. Este trabalho apresenta aspectos metodológicos de natureza aplicada com abordagem quantitativa baseando-se em Zampier et al. (2012). Com objetivo exploratório e utilizando-se de procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e de campo, foram utilizados questionários fechados para uma amostra não probabilística intencional com 40 funcionários. Os resultados apontaram para uma forte identificação com a empresa e, portanto, alto comprometimento afetivo através das médias registrada. Porém por se tratar de empresa pública, o descontentamento demonstrado através das medias registras quanto a satisfação no trabalho mostram o posicionamento negativo dos funcionários quanto ao modo político de gerencia sobre seu quadro de cargos e o momento político por ela enfrentada.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.