A influência do marketing digital no comportamento do consumidor

Silva, Isabela Celestino

Resumo

O presente trabalho teve como temática principal a Influência do Marketing Digital, e apresenta como objeto de estudo, o Comportamento do Consumidor. O estudo procurou como objetivo geral analisar a influência do Marketing Digital no comportamento dos estudantes do Curso de Gestão Comercial, a fim de identificar a importância deste tipo de Marketing para com os estudantes. Desse modo, o estudo evidenciou, como objetivos específicos, a identificação da relação do Marketing Digital no momento da busca de informações, a constatação das principais estratégias do Marketing Digital conhecidas pelos estudantes e a verificação das estratégias mais impactantes na ação de compra dos estudantes do CST em Gestão Comercial. O modelo de pesquisa utilizada neste trabalho, quanto à sua classificação, seus objetivos e sua abrangência, foi a pesquisa descritiva, e em relação ao tipo das informações coletadas, utilizou-se a pesquisa quantitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário, aplicado à uma amostra de 54 estudantes deste curso, sendo estratificados por período, situados em sua maioria na faixa etária de 18 a 24 anos. Os resultados da pesquisa apontaram que esses estudantes têm como Mídia Social mais utilizada o WhatsApp e isso demonstra que, ao investirem em um contato mais próximo com os clientes, por meios virtuais, as empresas tendem a lucrar, pois os consumidores estão sempre conectados à Internet. No que diz respeito aos dados coletados referente à maneira mais frequente por meio da qual tomam conhecimento sobre as empresas às quais irão comprar um produto, a maioria dos estudantes consumidores se preocupa em realizar pesquisas para obter informações adicionais sobre um determinado produto ou serviço que eles visualizam através dos meios digitais. De acordo com a manifestação dos pesquisados, em relação à concordância sobre a influência das Mídias Sociais nas opiniões dos consumidores a maior parte dos respondentes concordou parcialmente que as Mídias Sociais influenciam na opinião do consumidor e foi identificado que o Marketing Digital que mais sensibiliza os estudantes consumidores é aquele propagado pelas redes sociais, sendo classificado como o tipo de estratégia de maior conhecimento dos estudantes de Gestão Comercial. Nos resultados da investigação foi possível perceber que, com o auxílio das redes sociais, as atividades do Marketing Digital passam a ter um acesso direto e eficaz sobre as pessoas, através de mensagens, divulgações, entre outros. Esses resultados chamam a atenção, pois evidenciam o Marketing Digital como um aspecto importante no dia a dia dos indivíduos.

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