A política de assistência social em tempos de crise : gestão do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Rio Tinto-PB

Duarte, Hadassa Nyedja Elias

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender a gestão da política de Assistência Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende crianças, adolescentes e jovens, no município de Rio Tinto, litoral norte da Paraíba. Em termos metodológicos, a pesquisa classificou-se como de campo, de abordagem qualitativa, do tipo documental e exploratória. A coleta de dados subsidiou-se na entrevista semi-estruturada, aplicada aos cinco gestores que compuseram a amostra. Como resultados, constatou-se que a integração dos gestores possibilita o desenvolvimento das atividades de forma positiva, embora haja dificuldades diversas que vão desde a questão de recursos financeiros a choques de interesse entre os gestores. Deflagrou-se que as normativas nacionais que devem reger o SCFV são pouco conhecidas por parte dos entrevistados, porém isso não desqualifica as atividades e os resultados das ações que executadas. Sendo assim, conclui-se que a configuração da gestão do SCFV em Rio Tinto oferece mais possibilidades do que fragilidades ao serviço prestado. A realidade estudada expressa as dificuldades da política de Assistência Social, pois embora haja constante luta pelo reconhecimento da política enquanto direito, há um leque de empecilhos para que tal fato aconteça, por exemplo, o panorama político e institucional que limita avanços, a falta de recursos e conhecimentos técnicos e normativos, ou mesmo a forma conservadora que a gestão pública se apresenta.

Citação

DUARTE, HADASSA NYEDJA ELIAS. A política de assistência social em tempos de crise : gestão do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Rio Tinto-PB. ARTIGO - Especialização em Gestão Pública—[s.l.] IFPB - Instituto Federal da Paraíba, 2018.

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.