Um estudo sobre as práticas de sustentabilidade nas empresas Boticário e Natura

Silva, José Hailton Marques da

Resumo

Ao longo do tempo o termo sustentabilidade foi ganhando força nos diferentes espaços: sociais, políticos, econômicos etc. Isso vem ocorrendo porque a forma de enxergar as ações humanas tem mudado. Esse direcionamento se reflete também no âmbito organizacional, as empresas investiram em novas práticas em vista dessa realidade, e os stakeholders, que são os agentes ligados às empresas, contribuem com essa mudança. Desse modo, este estudo pretendeu relatar como os stakeholders internos (gestores) tratam da sustentabilidade de suas empresas (Boticário e Natura), para especificamente identificar as práticas de trabalho desenvolvidas pelas empresas com relação à sustentabilidade, comparar as atividades oferecidas pelas duas empresas em função da contribuição para a sustentabilidade e discutir as ações sustentáveis desempenhadas pelas empresas citadas. Esta pesquisa é de natureza qualitativa descritiva a qual permitiu perceber os fatores que ocasionam a ocorrência de determinada situação e abrange uma análise interpretativa comparando as informações coletadas nos sites tendo como finalidade apresentar dados relevantes sobre a sustentabilidade nessas empresas. Neste estudo foi possível perceber que os stakeholders internos (gestores) de empresas de cosméticos e beleza já se preocupam em realizar ações sustentáveis e expressam essas ações em seus sites. Conclui-se que as empresas agregam em suas atividades formas de cuidar e de preservar o meio ambiente, e que a responsabilidade socioambiental precisa ser assumida conscientemente.

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