Brasil Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais
  • Acessibilidade
  • Contraste
  • Mapa do site
  • Português
  • English
  • Español

Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Equipe
  • Missão e Visão
  • Informações ao usuário
  • Contato
Você está aqui: IFPB - Repositório Digital
Filtro
  • 2016-09-16
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS DE MATERIAIS: Um recorte na função de compras no Setor Público

    O presente estudo buscou analisar os possíveis problemas organizacionais ocorridos em diversas áreas, durante a realização do estágio no Fórum da comarca de Santa Rita, o que permitiu fazer um recorte dentre estes e visualizar a necessidade de intervenção no processo de compras, pois os materiais da empresa eram adquiridos de maneira desorganizada, acarretando desperdícios e prejuízos para a organização. Com isso, este estudo buscou meios de solucionar a seguinte questão problema: Qual a dificuldade de uma repartição pública ter seu almoxarifado organizado, sem que haja problemas ou desperdício de materiais? Alinhado a essa perspectiva, este estudo tem como objetivo geral demonstrar as repercussões da má organização do estoque numa repartição pública, possibilitando um melhor processo na gestão de compras, de modo a proporcionar condições que permitam uma boa gestão, que traga resultados favoráveis à organização. Para tanto, fomentou-se estudos no tocante da gestão de compras, observando como são realizadas a aquisição dos materiais, o fluxo desse processo, buscando ter uma visão mais ampla das inconformidades ocorridas na execução de um fluxo de compras, gerando oportunidades que possibilitem eliminar o problema encontrado. Procedeu-se uma revisão bibliográfica, com vistas a elucidar os pressupostos empíricos observados em uma instituição pública, que permitiu argumentação para possíveis intervenções que levem a solução dos problemas encontrados, culminando numa boa gestão dos recursos, a partir da identificação dos eventuais problemas ocorridos na aquisição dos materiais. A partir deste estudo foi possível concluir que os servidores da organização têm pouco conhecimento sobre o problema encontrado, e por esse motivo, continuaram a repetir os mesmos erros, gerando desperdícios cada vez maiores para a empresa. Portanto, justificando o que foi exposto, este trabalho proporcionou uma visão prática da gestão de compras voltada para uma empresa pública, localizada em uma região metropolitana de João Pessoa, que passa a ser de grande interesse para própria empresa e para a sociedade, a partir do momento de que sendo um órgão público, deve garantir qualidade, credibilidade e confiança nos serviços prestados, estando o bom gerenciamento dos recursos materiais diretamente relacionado com a garantia da continuidade das atividades desenvolvidas nos diversos setores da instituição

  • 2016-10-26
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    ABORDANDO TEMAS ESTRUTURADORES E UNIDADES TEMÁTICAS COMO PROPOSTA DO PCN PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR DA RADIOATIVIDADE

    O presente trabalho teve por objetivo analisar as aplicações de novas metodologias de ensino introduzidas no programa curricular do professor, com a finalidade de intensificar a abordagem do tema Radioatividade na formação de alunos da educação básica, mostrando a sua relevância para a compreensão dos diversos processos químico-nucleares e radiológicos que nos cercam e a importância das inovações tecnológicas da área, para a resolução de problemas sociais contemporâneos. As atividades foram realizadas em turmas da 3° série do ensino médio da escola Lyceu Paraibano em João Pessoa/PB e ministradas pelo discente Anderson Lisboa de Oliveira Azevedo do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Paraíba e pela discente Natália Carvalho do curso de Ciências Biológicas da UFPB em João Pessoa-PB. Para o levantamento de conhecimentos pré-existentes dos alunos sobre assuntos inerentes à química nuclear, foi aplicado um questionário de sondagem e realizada discussões durante a abordagem do assunto. A abordagem aprofundada sobre os riscos e benefícios que os fenômenos nucleares trazem para a sociedade foi realizada através de aulas expositivas, debates, apresentação de vídeos, bem como material de apoio e apresentação em slides. Os resultados mostraram-se eficazes e atenderam os objetivos propostos, pois podemos interferir no processo de ensino-aprendizagem, aplicando novas metodologias para socializar os conhecimentos em sala de aula de forma dinâmica, atrativa e investigativa. Os alunos passaram a relacionar melhor o tema Radioatividade aos acontecimentos atuais e, observar suas aplicações sob a ótica tecnológica indispensável à evolução de processos na área da medicina, controle de qualidade na indústria, na irradiação de alimentos na agricultura, entre outros. Com isso, podemos esclarecer ideias distorcidas sobre assuntos como a radioatividade, mostrando seus benefícios e os cuidados necessários para evitar contaminações.

  • 2014-03-24
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA: RELAÇÃO DE CONVÍVIO PROFISSIONAL ENTRE OS OCUPANTES DOS CARGOS DIRETIVOS

    As organizações assemelham-se a organismos vivos, cada setor modela diversos tipos de recursos de forma organizada e interdependente de modo a atingir o objetivo a que se propõe. Uma vez estabelecidas, as organizações cultivam hábitos, costumes, comportamentos característicos e formas de trabalho peculiares, elementos que formam sua cultura organizacional. Entretanto, os indivíduos que compõem as empresas possuem personalidades, opiniões e características comportamentais diferentes. O conjunto de resultados provenientes da interação das pessoas com o ambiente de trabalho chama-se clima organizacional. O clima organizacional é influenciado pelos indivíduos conforme suas características pessoais distintas, e influencia os mesmos aumentando ou diminuindo sua motivação e satisfação. O clima organizacional da escola pública estudada é afetado por constantes conflitos entre alguns funcionários de níveis organizacionais específicos. Diante dessa problemática o estudo buscou analisar o clima organizacional da escola, visando a caracterização da atual relação de convívio profissional existente entre os ocupantes dos cargos dos níveis estratégico e tático. Para atingir tal objetivo foi utilizado um questionário de medição do clima organizacional baseado nas sete dimensões que compõe a Escala de Kolb. A escala Likert de quatro pontos foi utilizada na avaliação dos resultados obtidos. Ao fim da análise pôde-se observar que a falta de profissionalismo para separar questões pessoais de questões profissionais, ocasiona diversos impasses que minam o clima organizacional e atingem diretamente o nível operacional. O conjunto de práticas profissionais sugeridas ao fim visam à melhoria da relação de convívio entre os ocupantes dos cargos mencionados e, consequentemente, do clima organizacional da escola.

  • 2016-09-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    MAPEAMENTO DE PROCESSO DE COMPRA E SERVIÇO EM UMA AUTARQUIA DO ESTADO DA PARAÍBA.

    O objetivo deste trabalho foi fazer o mapeamento dos processos de compra e serviço da Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP) busca-se elaborar fluxograma, formulários e manual para estabelecer o trâmite padrão dos processos, a fim de eliminar incoerência entre os setores e tornar conhecimento de todos os servidores envolvidos no processo, assim, buscando desenvolver a formalização de todo os procedimentos de compras e serviços da Loteria. A administração voltada a Organização, Sistemas e Métodos (OSM) busca desenvolver ferramentas eficientes para as empresas, assegurando a obtenção dos melhores desempenhos em seus processos (CARREIRA, 2010). O mapeamento teve como base teórica o estudo de OSM, processo de compra e serviços e a Legislação de nº 8.666. Observou-se problemas nas atribuições dos servidores envolvidos no processo, como também a resistência de mudanças. Constatou-se a necessidade da implantação do fluxograma do tipo vertical, que melhor reflete a realidade hierárquica e atribuições de cada setor. Em relação aos aspectos metodológicos, a natureza foi aplicada e, quanto ao tipo foi pesquisa-ação. A coleta de dados foi através do método de observação-direta por um período de 5 (cinco) meses, que permitiu identificar as deficiências envolvidas na construção do processo de compras e serviços, e a relação dos servidores em suas atribuições e competência dessa atividade. Concluiu-se que os objetivos idealizados no trabalho foram atendidos de forma satisfatória, conseguiu-se alcançar o que foi proposto na formalização do processo de compras e serviços. Avaliou-se as atividades dos setores envolvidos, deixando claro suas atribuições no fluxo do processo, eliminando toda deficiência e falta de comunicação nessa atividade. Desta forma o manual, fluxograma e formulários propostos, permitiram assegurar a formalização dos processos de compras e serviços da Loteria do Estado da Paraíba.

  • 2016-07-07
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    UMA ANÁLISE DA IMAGEM DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA – TRE/PB, E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS NA MISSÃO, VISÃO E VALORES INSTITUCIONAIS

    Este estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso realizado no TRE-PB. O objetivo geral da pesquisa é analisar a imagem do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba perante seus colaboradores e seu impacto na missão, visão e valores institucionais. Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se levantar as variáveis que compõem a missão, visão e valores institucionais e, posteriormente, estabelecer uma correlação com a formação da imagem da organização através de uma metodologia descritiva. Além disso, utilizou-se o método quantitativo, através da aplicação de questionário estruturado a 60 colaboradores de um total de 394. A análise dos dados proporcionou o conhecimento sobre os atributos que compõem a imagem, a marca, missão, visão e valores do tribunal. Por fim, concluiu-se que os colaboradores têm uma imagem positiva do tribunal, mas a comunicação interna apresenta falhas, sobretudo na transmissão da missão, visão e valores para os colaboradores, o que impacta negativamente no conhecimento que os colaboradores têm desses atributos.

  • 2018-11-14
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Processo de decisão de compra um estudo sobre o comportamento de consumidores de uma joalheria na cidade de Guarabira - PB

    O objetivo do trabalho é conhecer os aspectos que influenciam o processo de decisão de compra dos consumidores de uma joalheria na cidade de Guarabira-PB. Os fatores que levam a influenciar os consumidores são indispensáveis para obter informações do que interfere em cada decisão de compra. Por isso foi realizado um estudo com os consumidores de uma joalheria, para poder obter informações do que mais influenciam na sua tomada de decisão de compra. A pesquisa tem caráter de natureza descritiva com abordagem metodológica quantitativa. Foram aplicados cento e quarenta questionários com os clientes da joalheria a fim de identificar o perfil dos clientes, caracterizando seus hábitos de compra e identificando os fatores que influenciam sua decisão de compra. Os resultados apontaram evidências de que, para os consumidores da joalheria, o fator que mais influencia na decisão de compra é o fator pessoal, porém o fator social é um dos aspectos relevantes também na decisão de compra.

  • 2019-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Transparência nas contas públicas: um estudo sobre o cumprimento do art. 48 da lei de responsabilidade fiscal nos municípios da microrregião de Cajazeiras - PB

    Considerado como um instrumento primordial para o fortalecimento da situação financeira dos entes da federação, a Lei Complementar nº 101/2000 denominada como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) juntamente com as novas regras de transparência através da publicação de relatórios e demonstrativos da execução orçamentária veem permitindo um ajuste fiscal bastante significativo para a economia brasileira. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo identificar se as prefeituras municipais do da microrregião de Cajazeiras-PB estão em adequação às especificações de divulgação e transparência contidas na LRF, notadamente no que se diz respeito ao seu art. 48. A metodologia aplicada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica para identificar os aspectos da LRF e os principais pontos da transparência nas contas públicas além de uma análise detalhada dos dados coletados nos portais eletrônicos dos 15 municípios estudados. Por meio desta pesquisa, constatou-se que há um baixo nível de transparência na gestão pública, visto que com passar de 18 anos desde a implementação da LRF, uma parte considerável dos municípios divulgaram de forma parcial ou não divulgaram nenhuma informação. Conclui-se, portanto, que os dados apresentados servem como alerta para a sociedade, já que uma gestão pública transparente permite um acompanhamento eficaz das informações e controle maior das ações dos seus governantes na execução e gerenciamento do orçamento público.

  • 2016-03-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão dos recursos patrimoniais: uma análise dos procedimentos aplicados na Defensoria Pública da União

    O presente trabalho aborda um estudo nos procedimentos adotados pela Defensoria Pública da União (DPU-PB) na gestão de bens patrimoniais. Este estudo tem por objetivo analisar os processos de aquisição, gestão interna e desfazimento de bens da Defensoria Pública da União da Paraíba, onde foram encontrados alguns entraves que influenciam no desempenho das atividades internas. Em relação aos aspectos metodológicos, tem-se uma pesquisa aplicada, uma vez que esta buscou um resultado bastante específico e quanto aos meios tem-se um estudo de caso e investigação bibliográfica. Quanto aos fins caracteriza-se como exploratória, uma vez que proporcionou ao pesquisador o conhecimento do ambiente analisado, e também se considera como explicativa, pois expõe os fatores contribuintes para a ocorrência de problemas, tendo como coleta de dados o uso de documentação indireta e a observação. Durante o período analisado foram constatados diversos fatores que direta ou indiretamente interferem no andamento dos processos estudados, tais como a centralização, desorganização e falhas na comunicação, estes que dificultam o andamento dos processos e os deixam mais dificultosos ou trabalhosos e demorados e através disto pode-se elaborar sugestões de melhorias, melhorias estas que foram usadas na elaboração de um manual que servirá de apoio ao setor estudado assim como para qualquer outra Unidade da DPU que venha a estar passando pelos mesmos problemas.

  • 2017-08-29
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    UTILIZAÇÃO DE MANUAL DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS COMO FERRAMENTA DE PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA REDE DE FAST-FOOD DA GRANDE JOÃO PESSOA

    Esta pesquisa objetivou caracterizar a padronização no setor de gestão de pessoas em uma rede de fast-food, na grande João Pessoa, através da utilização de um manual. Trata-se de um estudo de caso, que teve também como procedimento técnico a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, dos tipos: descritiva, e indutiva. Para a elaboração do manual administrativo foi necessário mapear os processos administrativos desenvolvidos no setor de gestão de pessoas que geravam distorção quando realizados por colaboradores em diferentes turnos. Alcançou-se como resultado a elaboração do manual de normas e procedimentos administrativos para os processos realizados no setor, sendo proposto à gerência para utilização. Espera-se que a utilização desse manual como instrumento de gestão, permita aos colaboradores um conhecimento maior acerca dos processos, principalmente aqueles desenvolvidos no setor de gestão de pessoas. Pode-se concluir que a elaboração de uma ferramenta de padronização para os processos dentro de uma organização pode ajudá-la a alcançar melhoria em seus processos e consequentemente melhorar seus resultados finais.

  • 2017-05-02
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO CUIÁ, JOÃO PESSOA/PB

    O crescimento populacional e a urbanização contribuem com impactos significativos no meio ambiente, sobretudo nos recursos hídricos. Em geral, o ecossistema lótico é a principal via de depósito de resíduos sólidos, lançamento de efluentes domésticos, bem como, na maioria das vezes, o uso e ocupação do solo inadequados em suas margens, o que corrobora com o desmatamento da mata ciliar e, consequentemente, o seu assoreamento. A água apresenta um recurso natural finito e essencial para qualidade e existência de vida, logo a sua deterioração deve ser combatida, bem como seu desperdício. Este trabalho tem como objetivo monitorar e avaliar a qualidade da água do rio Cuiá dentro dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Para tanto, foram demarcados 4 pontos em torno do rio Cuiá a fim de coletar amostras, mas também um ponto especial na ETE de Mangabeira, visto que o rio é o corpo hídrico receptor do efluente tratado desta ETE. Com isso, percebe-se vários pontos críticos ao longo do rio Cuiá comprometendo assim, a qualidade da água, o que pode indicar que as atividades antrópicas como, criação de animais em pocilgas e lançamento de esgotos domésticos estão impactando significativamente este corpo hídrico. Os dados recomendam uma atenção tanto para a implantação eficiente de um sistema de saneamento básico nas localidades próximas, como também maior atenção das autoridades públicas para a eficiência da estação de tratamento de efluentes.

Results 141-150 of 4090 (Search time: 0.001 seconds).
  • previous
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • next
  • Assuntos

  • Agropecuária
  • Cidadania
  • Ciência e Tecnologia
  • Comunicações
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Energia
  • Enfrentamento às drogas
  • Esporte
  • Sobre

  • Missão e visão
  • Equipe
  • Fale com nossa equipe

  • repositoriodigital@ifpb.edu.br
  • Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
    • Mapa do site

    • RSS

    • o que é RSS?
    • Assine o nosso RSS

DSpace software copyright © 2002-2015