Trabalho de conclusão de curso de graduação
A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: O CASO DO IFPB – CAMPUS JOÃO PESSOA
A evasão escolar tem sido bastante discutida e devido a sua complexidade que envolve tanto se encontra distante de ser solucionada, sendo um fenômeno que envolve aspectos históricos, culturais e também específicos de cada região, instituição ou curso. O esvaziamento, ou seja, a baixa procura pelo curso, como também o elevado índice de evasão reflete uma problemática vivenciada pelas Licenciaturas. O presente trabalho teve como objetivo principal investigar os motivos que influenciam a evasão do Curso de Licenciatura em Química, do IFPB – Campus João Pessoa. Para tanto, foram utilizadas duas fontes de pesquisa: as informações do sistema Q-acadêmico disponibilizadas pelo Departamento de Cadastro Acadêmico, Certificação e Diplomação em que foram coletados dados do perfil socioeconômico do aluno e de sua situação acadêmica e respostas obtidas do questionário aplicado por meio do googledocs, tendo em vista alcançar não somente os alunos que estão frequentando o curso, mas também os evadidos e formados. Dentre os resultados obtidos, foi constatado que o perfil do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Química do IFPB – Campus João Pessoa é composto, em sua maioria, por mulheres (53,8%), sendo 36,4% com faixa etária de 16 a 20 anos e estado civil solteiro, o curso recebeu 07 alunos declarados com algum tipo de deficiência e no que diz respeito à renda familiar, a maioria dos alunos possuem uma renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos e são oriundos de escola pública. Foram investigados os motivos reais da evasão e o período em que ocorreu tal abandono. Os motivos mais mencionados da evasão foram: ter optado por outro curso com 47, 8% e não ter conseguido conciliar trabalho e estudo com 21,7%. A prevenção é essencial para minimizar a evasão e para isso são necessários esforços conjuntos da equipe gestora, diretores, assistentes sociais, pedagogos juntamente com os professores para estabelecer ações ainda na iminência do problema analisando reprovações, trancamentos e vestígios de dificuldades financeiras dos alunos que possam acarretar em evasão.
Palavras-chaves: Licenciaturas; baixa procura