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Repositório Digital

Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2016-09-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A IMPORTÂNCIA DO COMPOSTO PROMOCIONAL NA CAPTAÇÃO DE CLIENTES EM UMA EMPRESA VAREJISTA

    O presente estudo foi realizado na empresa varejista Comercial Melo com intenção de mostrar a grande importância da comunicação de marketing para a empresa estudada na captação de clientes, já que a empresa precisa de um melhor gerenciamento na gestão do composto promocional. Foi adotada a pesquisa de natureza aplicada, sendo ela descritiva com método indutivo e abordagem quali-quantitativa, com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e de campo e a coleta de dados através de questionário aos clientes externos, além de análise descritiva com uso do Excel, na qual permitiu identificar que a Comercial Melo utiliza poucos instrumentos de comunicação. Assim foi observado através da literatura e da pesquisa de campo que a empresa precisa implantar instrumentos de comunicação para captar mais clientes para a organização, pois o modelo atual é ultrapassado e ineficaz para atingir novos públicos. Com isso foram sugeridos vários instrumentos de comunicação que podem ser implantados em uma pequena empresa varejista para captar mais clientes e o estudo mostrou que é fundamental uma empresa trabalhar com a comunicação de marketing, pois através da pesquisa identificou-se o impacto positivo da comunicação na captação dos clientes, que revelaram a grande importância para eles da empresa estudada utilizar todos os instrumentos possíveis do composto promocional.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Controle de qualidade um estudo de caso no departamento de qualidade da empresa Aquavita

    As empresas estão cada vez mais preocupadas com os desperdícios de seus recursos, para tentar sanar este problema as empresas estão investindo em qualidade para aumentar a produtividade e por consequência melhorar a utilização de seus recursos. É de suma importância que as empresas busquem pela qualidade continua para evitar que as mesmas fiquem estagnadas ao decorrer do tempo. Por isto, este trabalho teve como objetivo geral analisar os procedimentos aplicados para o controle da qualidade na empresa Aquavita, classificada como pesquisa qualitativa, sendo que a coleta de dados foi do tipo observação participante e estudo de caso do tipo avaliativo. O controle de qualidade é dividido em três partes que são: recebimento da matéria prima, acompanhamento do processo produtivo e garantia nutricionais de matéria primas e produtos acabados. Chega-se ao entendimento que quando o controle da qualidade da empresa aplica os procedimentos adequados, o mesmo possibilita o alcance de uma produtividade alta.

  • 2017-01-26
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: O CASO DO IFPB – CAMPUS JOÃO PESSOA

    A evasão escolar tem sido bastante discutida e devido a sua complexidade que envolve tanto se encontra distante de ser solucionada, sendo um fenômeno que envolve aspectos históricos, culturais e também específicos de cada região, instituição ou curso. O esvaziamento, ou seja, a baixa procura pelo curso, como também o elevado índice de evasão reflete uma problemática vivenciada pelas Licenciaturas. O presente trabalho teve como objetivo principal investigar os motivos que influenciam a evasão do Curso de Licenciatura em Química, do IFPB – Campus João Pessoa. Para tanto, foram utilizadas duas fontes de pesquisa: as informações do sistema Q-acadêmico disponibilizadas pelo Departamento de Cadastro Acadêmico, Certificação e Diplomação em que foram coletados dados do perfil socioeconômico do aluno e de sua situação acadêmica e respostas obtidas do questionário aplicado por meio do googledocs, tendo em vista alcançar não somente os alunos que estão frequentando o curso, mas também os evadidos e formados. Dentre os resultados obtidos, foi constatado que o perfil do aluno ingressante no curso de Licenciatura em Química do IFPB – Campus João Pessoa é composto, em sua maioria, por mulheres (53,8%), sendo 36,4% com faixa etária de 16 a 20 anos e estado civil solteiro, o curso recebeu 07 alunos declarados com algum tipo de deficiência e no que diz respeito à renda familiar, a maioria dos alunos possuem uma renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos e são oriundos de escola pública. Foram investigados os motivos reais da evasão e o período em que ocorreu tal abandono. Os motivos mais mencionados da evasão foram: ter optado por outro curso com 47, 8% e não ter conseguido conciliar trabalho e estudo com 21,7%. A prevenção é essencial para minimizar a evasão e para isso são necessários esforços conjuntos da equipe gestora, diretores, assistentes sociais, pedagogos juntamente com os professores para estabelecer ações ainda na iminência do problema analisando reprovações, trancamentos e vestígios de dificuldades financeiras dos alunos que possam acarretar em evasão. Palavras-chaves: Licenciaturas; baixa procura

  • 2018-02-28
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O MARKETING CULTURAL: COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA MAIOR VISIBILIDADE E VISITAÇÃO DE MUSEUS

    No atual cenário cultural, onde pouquíssimas pessoas frequentam ou já conheceram museus e centros culturais; a ausência do uso de práticas de marketing para atração do público torna-se um agravante ao declínio dessas instituições. E nesse ambiente desafiador, que necessita de mudanças, o marketing, com o passar do tempo foi sendo ampliado de sua definição e aplicação geral para sentidos e significados específicos, também denominados de especialidades do marketing, chegando até o marketing cultural. O marketing cultural une o conceito de marketing e o de cultura, objetivando potencializar as condições favoráveis existentes, para transformá-las em fontes de cultura para a sociedade, tornando aparente seu valor. A partir desta ideia, o presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma o marketing cultural pode auxiliar no aumento da visibilidade e no interesse da população na visitação de museus paraibanos. Para tanto, a metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali-quantitativa com finalidade exploratória e descritiva, utilizando como procedimentos técnicos, uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os dados da pesquisa de campo foram coletados por meio de um questionário semi estruturado, com questões abertas; aplicado a 35 gestores responsáveis pelos museus do Estado da Paraíba que possuem acervos de tipologia artes visuais e história. Os resultados obtidos demonstraram a total ausência do marketing cultural e de planejamentos que envolvam suas práticas para aumentar o nível de visitação dos museus. Além da ausência de consciência da necessidade ou importância da sua aplicação. Diante disso, acredita-se que o presente trabalho vem a contribuir com os museus, dando um norte de como utilizar o marketing cultural para auxilia-los no aumento da visibilidade e no interesse da população na sua visitação; bem como a literatura, agregando conhecimentos a partir das informações dispostas disseminando e socializando o conhecimento sobre o tema, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto quanto a possíveis rumos a seguir.

  • 2016-09-05
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    SATISFAÇÃO E FIDELIDADE DE CLIENTES: UMA ANÁLISE DA BASE DE ASSINANTES DO “ADMINISTRADORES PREMIUM”

    De todas as prioridades competitivas das organizações, a qualidade tem assumido um papel estratégico fundamental no ambiente atual de negócios, uma vez que é um fator que agrega valor nos serviços e produtos oferecidos pela organização. Sabendo da importância da qualidade nos serviços no que se refere a satisfação e fidelidade como diferencial competitivo para as organizações, o presente estudo foi desenvolvido departamento de assinaturas correspondendo ao setor de vendas do Administradores Mídias Digitais S/A e tem como objetivo geral analisar a satisfação e fidelidade dos assinantes do “Administradores Premium” – pacote de vantagens e benefícios do portal Administradores - quanto as estratégias utilizadas pela organização atualmente. Para atingir tal objetivo, a pesquisa se utilizou da abordagem quantitativa, por meio de uma pesquisa de campo, survey online, junto a base de assinantes atuais do “Administradores Premium” (população de 2134 e amostra de 225 respondentes). Como resultado, verificou-se que os principais benefícios que atraem (e retém) os clientes fazem referencia a qualidade dos cursos e workshops disponíveis, atendimento, relacionamento e preço da assinatura. Assim como, através das variáveis abordadas, foi possível propor melhorias para tornar as estratégias e ações da organização capazes de atender as diversas necessidades individuais e, principalmente, maximizar a satisfação e fidelização dos assinantes atuais. Desta forma, foi possível observar o quão fundamental é para todas as organizações manter seus clientes satisfeitos, buscando conhecer cada vez mais suas necessidades e estreitar continuamente o relacionamento entre empresa e cliente.

  • 2016-03-28
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    REDE DE TELEMARKETING: NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES COM OS SERVIÇOS DE ENTREGA A DELIVERY

    O presente estudo tem o intuito de analisar os fatores decisivos que influenciam na satisfação dos clientes em relação ao call center de empresas de fast food. O tema satisfação tem sido um assunto muito importante a ser tratado nos dias de hoje, pois com a resposta positiva dos clientes, se tem o desenvolvimento organizacional das empresas e consequentemente sua permanência no mercado de trabalho. Um dos serviços mais presentes no atual cenário global são as empresas de fast food que oferecem comida de forma rápida e se propõem a entregar comida e lanches em domicílio, com uma elevada demanda de clientes cada dia. O foco da pesquisa foram os serviços de entrega a delivery e os fatores que levam a satisfação dos clientes que o utilizam. Sua população é composta pelos clientes dos serviços de entrega a delivery, sua natureza é aplicada, em que foi realizado uma pesquisa de campo, possui o caráter exploratório e uma abordagem quantitativa, com uma amostra não probabilística por conveniência de 100 pessoas para delimitar os valores do estudo. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário composto por quatorze perguntas e afirmações, com questões objetivas e discursivas, aplicado a uma escala tipo likert e phrase completion, sua aplicação foi através do contato direto e das redes sociais. De acordo com os resultados da pesquisa, a maior parte da amostra estudada encontra-se satisfeita com os serviços de delivery, em relação a presteza, conhecimento, cortesia e competência dos atendentes, se trata de um serviço de entrega prático, o qual economiza tempo e pode ser realizado sem precisar sair do conforto de sua casa, se trata de um negócio promissor.

  • 2018-08-30
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão ambiental e turismo de base comunitária em Camurupim no município de Marcação/PB

    A aldeia Camurupim localiza-se na cidade de Marcação/PB e está situada em duas unidades de conservação federais. A partir de uma visitação como turista na região e um diálogo com o barqueiro notou-se que alguns aspectos do turismo e da preservação da região poderiam ser melhorados. Foi desenvolvido um projeto de extensão como objetivo de contribuir para diminuição dos impactos ambientais negativos e também para beneficiar e reconhecer a cultura local. Foram realizadas duas visitas na localidade para captação de informações pertinentes ao estudo, onde foram analisados o roteiro do barqueiro, os aspectos ambientais da região e a cultura local. O primeiro momento foi para o entendimento do funcionamento do turismo na região, na segunda visita foram observados aspectos das ações que já estavam sendo realizadas e também questões mais técnicas, a exemplo da preservação da área, análise do roteiro, viabilidade das intervenções além de uma conversa com o barqueiro e a possibilidade da criação de uma hospedagem. A partir disso foi desenvolvido um planejamento com base na gestão ambiental em que foram propostas ações para a valorização do turismo na região de uma forma ambientalmente correta, e também para um reconhecimento maior da cultura indígena local. Além disso, será entregue aos barqueiros uma cartilha que auxiliará na sua interação com os turistas e serão propostos cursos de qualificação para a comunidade local.

  • 2018-01-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Qualidade no atendimento ao cliente: um estudo de caso na empresa Marcelo cabeleireiro e cosméticos

    O setor de serviços, em especial o setor da beleza é um mercado em expansão. Por isso, conhecer a percepção dos usuários com relação a qualidade do atendimento é de fundamental importância para aprimoramento dos serviços prestados. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos clientes com relação à qualidade no atendimento da empresa Marcelo Cabeleireiro e Cosméticos. Esta pesquisa é quantitativa e qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. A ferramenta utilizada para mensurar a qualidade percebida foi a escala SERVQUAL e a amostra foi composta por 218 clientes. A pesquisa mostra uma baixa percepção de qualidade dos serviços em várias questões de todas as dimensões. Foi analisado através do SERVQUAL as dimensões de confiabilidade, responsabilidade, garantia, empatia e tangibilidade; de todas essas dimensões a que apresenta um resultado mais crítico foi a de garantia, pois todas as questões apresentam percepção negativa, já as dimensões de confiabilidade e empatia, apesar de terem questões com resultado positivo, a maioria das questões teve resultado negativo, nas dimensões de responsabilidade e tangibilidade os resultados entre percepção positiva e negativa foram iguais, o que representa a necessidade de aprimoramento em alguns serviços. Os resultados desta pesquisa têm importância para o salão de beleza aprimorar a percepção dos clientes quanto a qualidade dos serviços, estabelecendo um diferencial competitivo para sua empresa.

  • 2017-02-01
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Mix de marketing estratégias utilizadas por empresas de móveis e eletrodomésticos na cidade de Guarabira PB

    As ferramentas de Marketing têm se tornado algo indispensável às organizações, pois as mesmas fornecem informações relevantes que auxiliam na análise do mercado e na elaboração de estratégias. Diante disto, essa pesquisa objetiva analisar como estas estratégias têm auxiliado as empresas no alcance dos seus objetivos organizacionais. Para atingir os objetivos, foram realizadas entrevistas em três empresas da cidade de Guarabira-PB, atuantes no comércio de móveis e eletrodomésticos. Observou-se que as empresas utilizam-se do mix de Marketing na elaboração de suas estratégias e que é algo que vem trazendo bons resultados, pois as estratégias de Marketing têm auxiliado essas empresas a atingirem seus objetivos.

  • 2015-01-30
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão de processos: Mapeamento da atividade de compra direta como ferramenta de padronização

    A padronização dos processos é essencial para o desenvolvimento das atividades organizacionais. A partir dela é possível identificar cada etapa do processo, e assim, diminuir a variabilidade no modo de executá-lo. Também é importante para manter a qualidade da atividade desenvolvida, pois com a padronização diminuem-se os erros e aumenta-se o alcance dos resultados. No setor público, a padronização dos processos através de mapeamento ainda não é tão comum como nas empresas privadas, portanto, nesses locais a suscetibilidade a erros é maior e os gargalos ao longo do processo ocorrem com mais frequência. Sabendo da importância do mapeamento de processos como forma de padronização, este estudo teve como objetivo mapear, sob a ótica da Gestão de Processos, o processo de Compra Direta desenvolvido na SER/PB. Para atingir tal objetivo a pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e descritiva quanto aos seus objetivos. Os procedimentos técnicos utilizados tiveram por base a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Teve como população todos os processos (atividades) realizados na Secretaria de Estado da Receita da Paraíba – SER/PB, sendo sua amostra o processo de compra direta desenvolvido no Núcleo de Suporte Administrativo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados à observação in loco e análise processual-documental. Já o tratamento dos dados foi feito tomando como base as teorias utilizadas no decorrer da pesquisa, que possibilitou a descrição detalhada e a modelagem do fluxo do processo escolhido. Como resultado foi possível descrever de forma minuciosa como ocorre a atividade de Compra Direta realizada na SER/PB, detectar as principais falhas que comprometem o seu desenvolvimento, como a demora na sua total execução e ausência de manual de procedimentos, assim como, apresentar a modelagem do fluxo das etapas que compõem a sua realização. Desta forma, após estabelecimento do mapeamento das atividades do processo de Compra Direta na SER/PB, foi possível observar como este processo é importante para a organização, assim como para o seu cliente final (setor que solicitou a compra), que constantemente é prejudicado pela demora na sua execução e ineficácia.

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