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Instituto Federal de educação, ciência e Tecnologia da Paraíba
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  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Relação entre comprometimento organizacional e motivação no trabalho: um estudo em uma instituição pública do município de Guarabira – PB

    Os aspectos do comportamento humano vêm sendo estudados ao longo dos anos, dessa forma o comprometimento organizacional e a motivação no trabalho tem um grande destaque nos estudos da área. O presente estudo tem o objetivo analisar a relação entre o comprometimento organizacional e a motivação no trabalho dos funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado Gustavo Amorim no município de Guarabira-PB. Realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza quantitativa. Foi aplicado um questionário a todos os funcionários da escola caracterizado um estudo de censo. O questionário era sobre motivação do trabalho que e comprometimento organizacional sobre a ótica multidimensional dos três indicadores de Meyer e Allen. Diante dos resultados obtidos, observou-se que, no geral, os funcionários da escola estão motivados com o trabalho e os componentes de comprometimento organizacional apresentam vínculo maior no afetivo e normativo. Foi possível observar, ainda, que a correlação entre o comprometimento organizacional e a motivação do trabalho dos funcionários da instituição foi predominamente negativa entre as variáveis dos fatores estudados. Constatou-se que os comprometimentos afetivo e normativo apresentaram fraca correlação com os demais fatores motivacionais, tais resultado sugere que o comprometimento de um funcionário não passa necessariamente pelo seu estado motivacional. Foram encontradas correlações positivas entre o comprometimento instrumental e o fator de independência financeira, provavelmente isso pode ter ocasionado pelo fato da faixa etária e tempo de instituição desses funcionários uma vez que eles associam seu comprometimento com as perdas de recompensas que podem ocorrer devido sua saída da instituição.

  • 2018-10-31
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A nova lei das estatais e a profissionalização da gestão: Uma análise da governança corporativa

    A Lei nº 13.303/2016, denominada Estatuto jurídico das empresas estatais, emergiu na seara jurídica nacional em um contexto crítico, com o escopo de conter a histórica relutância da ineficiência e da malversação das verbas de natureza pública e profissionalizar a gestão nesse segmento da administração indireta do Estado. Nesse sentido, o presente trabalho perseguiu o objetivo de diagnosticar, por meio de uma análise de natureza teórica e qualitativa, o grau de interlocução conceitual promovido entre a positivação das regras de governança corporativa no novel diploma legal e os ditames da transparência, das competências gerenciais, do comportamento organizacional, da produtividade e da função social no âmbito das empresas públicas, das sociedades de economia mista e suas subsidiárias. Como resultado, constatou-se que a tônica dos novos padrões de governança precisa ser intensificada com o fulcro de coibir a desídia em relação à transparência dos atos praticados nas estatais, conter posturas comportamentais resistentes às mudanças, oportunizar a capacitação permanente dos agentes e conduzir políticas públicas direcionadas ao bem-estar coletivo. Em contrapartida, restou evidente que a simbiose entre governança e produtividade atingiu níveis satisfatórios, projetados a partir de ganhos expressivos de lucratividade, redução do endividamento e otimização da eficiência dos recursos humanos dessas empresas.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A política de assistência social: elementos culturais em questão

    Este trabalho tem como objetivo a compressão dos elementos culturais presentes na Política de Assistência Social. Para tanto, parte do entendimento de Cultural Organizacional pelo viés crítico, ancorado no desenvolvimento do capitalismo e sua agudização a partir dos anos de 1970, com a acumulação flexível. Trata-se de uma pesquisa teórica, exploratória, de abordagem qualitativa, que tem como recorte analítico a Política de Assistência Social brasileira. A investigação analítica, de revisão literária, se dá pelo método crítico dialético, com sucessivas aproximações com o objeto de estudo. A sua importância justifica- se pela necessidade de compreendermos os elementos presentes na nossa formação sócio histórica que perpassam o âmbito não apenas cultural, colocando-se como necessários para a garantia da produção e reprodução de uma determinada lógica. Além disso, a Política de Assistência Social compõe o triple da Seguridade Social, sendo de suma importância para o desenvolvimento social, de modo que é essencial a desmitificações dos nós que constituem empecilhos para o seu reconhecimento enquanto política pública e estatal. Assim, a presente pesquisa possibilitou traçar os elementos culturais que ainda se reproduzem na nossa realidade, bem como apontar caminhos para a minimização das problemáticas existentes, que é do firmamento na direção de democratização dos espaços de participação popular.

  • 2018-10-31
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Um modelo de decisão multicritério aplicado ao plano anual de trabalho do Instituto Federal da Paraíba/Campus João Pessoa

    A administração pública brasileira, de uma maneira geral, é fortemente caracterizada por uma hierarquia pouco flexível, muito burocrática, e apesar de desenvolver no seu cotidiano boas práticas de gestão orçamentária e financeira ainda não possui a maturidade necessária ao sucesso na condução de seus projetos. A priorização de projetos está entre os principais problemas enfrentados pelos gestores de múltiplos projetos, tanto em organizações privadas quanto públicas. Assim, com o objetivo de auxiliar o gestor público na priorização de projetos e na alocação otimizada de recursos públicos para o exercício financeiro de 2019, este trabalho analisa alguns critérios extraídos do Plano Anual de Trabalho (PAT) do Campus João Pessoa, vinculado ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Propõe-se um modelo numérico com a utilização de método multicritério PROMETHEE para auxiliar a direção geral e os gestores das cinco unidades acadêmicas do campus a priorizar os seus projetos e recursos financeiros, utilizando critérios e pesos extraídos do mencionado PAT. O modelo utilizado foi considerado satisfatório e recomendado ao atendimento das necessidades financeiras do instituto federal e unidades acadêmicas.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O orçamento participativo como instrumento de gestão democrática: um estudo de caso no município de Duas Estradas/PB

    O orçamento participativo é um mecanismo que contribui para a construção de uma gestão democrática com a participação dos cidadãos na deliberação de políticas públicas que atendam as necessidades da população. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo compreender o processo de planejamento e execução do orçamento participativo do município de Duas Estradas-PB como um mecanismo de gestão democrática. Para isso a metodologia utilizada está baseada na abordagem qualitativa e quantitativa através de um estudo de caso. Dessa forma, foi feita uma análise documental, entrevista semiestruturada, e aplicado um questionário com 5 (cinco) conselheiros do Orçamento Participativo. Os resultados encontrados mostram que a implantação do OP no município tem contribuído para uma gestão democrática com a atuação da população na implementação e deliberação de políticas públicas, embora apresente como desafio a baixa participação da população, sendo necessária a adoção de ações voltadas para o estímulo da participação popular. Os dados ainda revelaram que os conselheiros mostraram-se engajados com o processo de execução do OP, demonstrando interesse em participar da definição das prioridades e aplicação dos recursos do orçamento no município.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A Gestão Municipal da Política de Assistência Social na Concepção da Equipe Multidisciplinar do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município De Ferreiros-PE

    Este trabalho tem por objetivo principal identificar a concepção sobre a Gestão Municipal da Política de Assistência Social para a equipe multidisciplinar do CRAS do município de Ferreiros-PE. Deste modo, alguns questionamentos foram levantados e algumas questões que surgiram no decorrer da realização das entrevistas foram problematizadas. Tal pesquisa classifica-se enquanto descritiva-exploratória, na qual foram utilizadas, para coleta dos dados, a entrevista semi-estruturada. Após a coleta, os dados foram analisados qualitativamente utilizando a técnica da fenomenografia. Os resultados obtidos demonstram que a Gestão Municipal da Política de Assistência Social conta com uma rede socioassistencial que se desenvolve objetivando ofertar seus serviços de forma a atender às demandas sociais, considerando a realidade do município, com espaços democráticos de controle social, proporcionando uma gestão compartilhada desta política entre o poder público e a sociedade civil.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Arquivo Central do Fórum Cível de João Pessoa: análise dos desafios da gestão na atualidade

    Este estudo teve por finalidade identificar os entraves existentes no desenvolvimento das atividades internas do Arquivo Judicial do Fórum Cível e do trabalho desenvolvido pelo Gestor deste local. A pesquisa foi do tipo explicativa, descritiva e aplicada. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário onde os sujeitos pesquisados foram os três funcionários do setor, e informações complementares foram colhidas através do relatório de observação, onde foi diagnosticado possíveis soluções para o melhoramento da execução dos serviços. Com a análise dos dados, sendo o Arquivo um local de guarda de memória, e o Arquivo Judicial possuidor de características próprias refletidas pelo conteúdo da sua massa documental acumulada, se faz necessário deste gestor além da qualificação específica na área, este esteja preparado para tomada de decisão, ações de planejamento, organização e execução. Espera-se que, por se tratar ainda de uma instituição pública, apoiar-se nos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência seja necessário pois embasar o perfil profissional dos gestores desta instituição.

  • 2018-10-31
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    A arquitetura informacional centrada no usuário da gestão pública: Análise do portal CDSA/UFCG do Campus de Sumé-PB à luz da ciência da informação

    A referida proposta investigativa realiza uma análise da arquitetura da informação centrada no usuário, adotada pelo portal do Centro de Desenvolvimento do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sumé-PB. À luz dos campos da Ciência da informação e da Gestão pública, o objetivo geral foi entender como se processa o gerenciamento dos conteúdos do site, bem como os estímulos virtuais que são feitos com o intuito de suscitar uma melhor usabilidade por parte dos que acessam o referido ciberespaço. Para lograr tal êxito, optou-se pela metodologia da Análise de Conteúdo em Moraes (2005). Na nova dinâmica interativa, característica da web 2.0, é natural que se criem instrumentos que facilitem o acesso e a disseminação de informações. Nessa perspectiva, foi possível perscrutar os sentidos hipertextuais, imagéticos e estruturais do ambiente digital que ressignificam as processualidades midiáticas na gestão em portais institucionais. Por fim, constatou-se que o portal atende aos parâmetros de apreensão informacional da Arquitetura da Informação, apesar das limitações de interatividade.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    O aluguel social: uma garantia constitucional na tentativa de sanar o déficit habitacional no município de Araruna-PB

    O presente trabalho tem como objetivo analisar o contexto que envolve a Lei Municipal 005/2017, que institui o Programa Aluguel Social em Araruna/PB, investigando quais são as tentativas realizadas pelo poder municipal para sanar o déficit habitacional no município. A pesquisa se dá em consonância com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O Aluguel Social é um programa que foi criado com a finalidade de garantir condições mínimas para tutelar o direito fundamental à moradia, na medida em que visa conceder auxílio financeiro a pessoas que não possuam nenhum imóvel, e tenham como única renda o Bolsa-Família. A pesquisa tem caráter exploratório e descritivo no qual realiza-se um estudo com levantamento de informações, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso, visando a melhor aproximação do problema. Buscou-se estabelecer relações entre as diretrizes do Programa Aluguel Social implantado e a prática deste, a partir da atuação do CRAS, responsável por sua execução enquanto representante dos interesses públicos. Portanto, por meio da pesquisa, foi possível perceber que o programa Aluguel Social tem mudado as perspectivas de uma parte da população que dela necessita, até o atual momento foram cadastradas quarenta e duas famílias e que são acompanhadas mensalmente no programa Aluguel Social do município de Araruna. Deste modo ressalta-se a importância do programa como algo primordial para essas famílias. O programa consegue, assim, resgatar a dignidade dessas pessoas e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as mesmas.

  • 2018-11-10
    Trabalho de conclusão de curso de graduação

    Gestão escolar na educação da rede pública estadual: o processo de escolha do gestor escolar um estudo de caso na escola Professora Maria de Fátima Souto.

    A gestão escolar é compreendida como um processo construído na história da educação brasileira que carrega consigo o peço da administração do espaço escolar como a participação da comunidade da escola nessa gerência. Sendo assim o presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escolha do diretor escolar como parte constituinte da gestão democrática, tendo como problemática de que forma estão sendo realizadas a escolha dos gestores escolares no estado da Paraíba e como esta escolha está impactando no processo de gestão democrática, especificando a realidade de uma escola no município de João Pessoa. Foi utilizado como aporte teórico autores como Lück (2009), Paro (2003) e as legislações brasileiras que nos dão arcabouço teórico e metodológico sobre a compreensão da gestão escolar no Brasil e posteriormente apresentarmos os modelos de escolha dos gestores em âmbito nacional para chegarmos na esfera local. Para tanto se utilizou a pesquisa bibliográfica e documental para concluirmos o estudo de caso na escola estadual Professora Maria de Fátima Souto. Como principal resultado verificado aponta que a escolha da gestão da escola estadual, está sendo via indicação ou por processo seletivo, contudo a realidade da escola desse estudo está sendo por processo seletivo, não proporcionando a participação da comunidade escolar nessa escolha. Se fazendo necessário e sugerido uma associação entre o processo de votação, neste caso da participação da comunidade escolar, com a estratégia de realização de exames prévios e que tais candidatos estejam no quadro na comunidade acadêmica.

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