Trabalho de conclusão de curso de graduação
Rádio Guarabira FM: a influência da publicidade nas vendas das empresas anunciantes na cidade de Guarabira
O rádio é um mecanismo de grande poder no alcance de massas, e sua
publicidade não só oferece apenas serviços e produtos, mas cultura de consumo,
padrões de hábitos, estilos de vida e sedução. Esta pesquisa fez reflexões sobre
a influência que, de fato, a publicidade radiofônica exerce, principalmente na
cidade de Guarabira, por meio da Rádio Guarabira FM, para as empresas
anunciantes em relação ao crescimento de suas vendas. Para tanto, foi utilizada
uma metodologia no aspecto qualitativo, quantitativo, exploratório e descritivo
em que foram coletados os dados por meio de entrevistas prévias a partir da
aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas com os
empresários. A amostra realizou-se com vinte e quatro empresas de diversos
segmentos: confecções, óticas, supermercados, panificadora, moda íntima,
entre outras que fazem publicidade na Rádio. Para apresentação do
levantamento dos dados e resultados foram elaborados gráficos para melhor
clareza e compreensão das informações. E após a análise dos dados, pode-se
afirmar que, o rádio continua sendo um veículo de grande poder e alcance de
massas, principalmente nas cidades do interior, com grande abrangência no
mercado, com nível de seletividade geográfica e demográfica. Comprovando
assim, a influência da publicidade radiofônica nas vendas das empresas
anunciantes.