Convidadas a sair?" sentidos e desafios da participação feminina no contexto da educação profissional

Pereira, Niedja de Freitas

Resumo

O presente estudo versa acerca da presença feminina no contexto da educação profissional, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, a partir da análise dos sentidos e desafios relacionados à condição de gênero na referida modalidade de ensino. A partir da compreensão de que a construção social do papel da mulher na sociedade, moldada culturalmente ao longo da história, resultou na naturalização das desigualdades fundamentadas no gênero, torna-se imperioso destacar o papel da escola dentro desse contexto, em especial, quando se trata de cursos de educação profissional, modalidade de ensino diretamente relacionada à preparação para o ingresso no mundo do trabalho. Diante desses fenômenos, tem-se por objetivo geral de pesquisa investigar os sentidos e desafios da formação profissional feminina em cursos majoritariamente ocupados por homens, tendo como lócus de pesquisa o curso técnico em mecânica, subsequente ao ensino médio, do IFPB - Campus João Pessoa. O embasamento teórico-metodológico deste estudo está pautado no construcionismo social. Do ponto de vista da abordagem do problema, o presente estudo classifica-se como quantiqualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados um questionário e a entrevista semiestruturada. São participantes do presente estudo discentes do curso técnico em mecânica, subsequente ao ensino médio, do IFPB - Campus João Pessoa. A partir da utilização dos instrumentos mencionados, é averiguada a percepção sobre desigualdade de gênero dos discentes do referido curso, que responderam ao questionário aplicado, bem como é investigada a produção de sentidos enunciados por meio dos discursos das discentes do sexo feminino.

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