FATORES QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DA DECISÃO DE COMPRAS: A etapa determinante para a escolha de uma loja do ramo de vestuário em Guarabira - PB
Brito, Milena Hipólito
Resumo
Este trabalho teve como principal objetivo a realização de uma pesquisa de cunho quantitativo para traçar o perfil dos consumidores, identificar os fatores que influenciam no seu processo de tomada de decisão de compras e identificar a principal motivação para comprar em uma determinada loja de vestuário no centro da cidade de Guarabira-PB. Tal loja na qual transcorreu a pesquisa, trata-se de uma referência no ramo de vestuário para o público adulto feminino e masculino na cidade. A relevância deste estudo está relacionada com à crescente necessidade de investimento em estratégias de marketing para atrair consumidores e aumentar o volume das vendas, sendo o conhecimento do comportamento do consumidor um ponto relevante para alcançar esses objetivos. Para análise do comportamento e o perfil dos consumidores, a metodologia empregada foi a elaboração e aplicação de questionários a uma parcela considerada confiável do total dos clientes fixos da loja, um total de 169 clientes participaram da pesquisa e os dados recolhidos foram tratados em método estatístico do Open Office. Diante dos resultados alcançados a partir dos questionários foi possível identificar o perfil sociodemográfico dos consumidores, que de maneira geral corresponde a: mulheres, com faixa etária de 25 a 34 anos, ensino médio completo, renda familiar até R$ 1.908,00, que quase sempre compram por impulso, sob a influência da necessidade de trocar de uma peça, buscando informações sobre os produtos com amigos e que sofrem influências por críticas ou elogios dos produtos nas redes sociais. Também foram identificadas as motivações para a realização de compras na loja investigada, transformando a pesquisa em um apoio de referência tanto para a empresa em questão, como para outras empresas do ramo. Portanto, conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos, uma vez que os dados e opiniões coletadas através dos clientes possibilitou um aprofundamento sobre as características dos consumidores, tanto de perfil, quanto comportamental durante o processo de decisão de compra.
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