A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NAS CRIANÇAS SURDAS.
Morais, Andreia Justino Fernandes
Resumo
Essa pesquisa proporciona análises sobre como ocorre o contato com a Língua de Sinais nas crianças surdas no processo de a aquisição da linguagem. O estudo tem como objetivo analisar os avanços e desafios do processo de aquisição da linguagem da criança surda. O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, partindo da análise de dois filmes: “Seu nome é Jonas” MICHAELS, (1979); e “Adorável Professor” HEREK, (1995); tendo a contribuição dos seguintes autores LOPES, (2012); STROBEL, (2008); QUADROS, (1997); GESSER, (2009); CHIELLA, (2012); os quais proporcionam discursões que levam a refletir sobre os avanços e desafios no desenvolvimento da aquisição da linguagem e como ocorre esse processo na criança surda. O resultado das análises mostra que as crianças surdas, filhos de pais ouvintes, são as que têm mais atraso no acesso a linguagem, dificultando o acesso aos conhecimentos e as informações. Conclui-se que é extremamente importante que os surdos filhos de ouvintes tenham contato com surdos adultos com fluência na Língua de Sinais desde cedo, pois com o convívio com surdo/surdo ocorre a ampliação, a diversificação e o enriquecimento do vocabulário, assim, contribuindo significativamente, para aquisição da linguagem das crianças surdas.
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