POÉTICAS ENTRE DANÇA E LIBRAS: A RELEVÂNCIA DA EXPRESSÃO CORPORAL COMO DISCIPLINA NOS CURSOS DE EXTENSÃO EM LIBRAS

Cavalcante, Micalene Gabrielle dos Santos

Resumo

Este artigo busca analisar a relevância da dança inserida em cursos de extensão em Libras, considerando a poeticidade do corpo e suas interfaces entre as duas áreas de pesquisa. Para isso, o objetivo central perpassa pelo desenvolvimento corporal e metodologias utilizadas para essa construção. A metodologia utilizada nesse estudo baseou-se no tipo bibliográfica com revisão narrativa. Conforme produção desse estudo a coleta de dados se deu através de autores envolvendo os dois campos de estudos, da dança: CAVALCANTE (2018); JOSEPH (2010); LABAN (1978); HOLANDA (2002); OLIVEIRA (2017); SILVA (2015) e da Libras: CAVALCANTI (2011); BRASIL (2002); GOLDEFELD (2002), entre outros. Os resultados desse estudo dialogam com as principais metodologias de aulas envolvendo a dança inserida no contexto de surdos, com base em alguns autores considerando sua prática educacional. O estudo sugere que as metodologias criadas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento contribuem para quebra de paradigmas sociais e educacionais e possibilitam uma sociedade mais inclusiva.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.